Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Canetada eletrônica

Prefeitura vai alugar talonário eletrônico para Guarda de Trânsito

Objetivo é reduz perdas nas multas preenchidas a mão

Geral | 18 de Outubro de 2018 as 18h 26min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeitura de Sinop lançou nesta semana uma licitação, na modalidade pregão presencial, para contratar a locação de talonários eletrônicos para Guarda Municipal de Trânsito. A compra complementa os investimentos já realizados pela secretaria de Trânsito para modernizar o sistema de emissão e processamento de multas. De acordo com a justificativa do processo licitatório, cerca de 30% das multas expedidas pela Guarda de Trânsito, com talonário manual, acabam sendo anuladas por falhas no preenchimento ou erro material.

A compra pretendida pela prefeitura inclui a locação de 10 aparelhos do tipo PDA coletor de dados, devidamente equipados com impressoras térmicas portáteis e as licenças de software. A licitação engloba ainda a locação de um scanner e a contração de treinamento.

O teto da compra – valor máximo das propostas – é de R$ 144,8 mil. Por esse preço, as empresas devem oferecer o serviço de locação pelo período de 12 meses. Embora os equipamentos sejam modernos, o mais caro dessa compra será a licença dos softwares (programas de computador), utilizados nos PDA’s. O preço orçado dos softwares é de R$ 60 mil.

O talonário eletrônico precisa estar homologado pelo Denatran. O sistema permitirá ao agente de trânsito lançar boletim de ocorrência, consultar as informações do sistema de transporte e do sistema de vagas especiais (idoso e deficiente), tudo de forma remota.

O pregão presencial será aberto pela prefeitura de Sinop no dia 1º de novembro. Se tudo correr dentro dos prazos, antes do final do ano a Guarda de Trânsito já estará operando com o sistema de emissão de multas on-line.