Nova funcionalidade
Pix por aproximação é apresentado; veja como vai funcionar
Novidade chega primeiro para os usuários das carteiras digitais (wallets) do Google e para todos os usuários do pix em fevereiro de 2025
Geral | 04 de Novembro de 2024 as 15h 20min
Fonte: Valor Investe Globo

A apresentação do pix por aproximação foi feita hoje (4) em São Paulo. Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto detalharam a funcionalidade que chega primeiro para os usuarios das carteiras digitais (wallets) do Google e para todos os usuários do pix em fevereiro de 2025.
Os pagamentos vão ser realizados aproximando o celular do terminal de pagamento (maquininha), usando contas bancárias previamente integradas à Carteira do Google. O recurso é ativado a partir da tecnologia NFC (Near Field Communication). "Estamos contentes em disponibilizar ao mercado esta primeira solução de pagamento por aproximação", avalia Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
A solução, que foi desenvolvida em conjunto com a Rede Itaú e foi testada em terminais da marca, poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade. Feito o vínculo de conta, ao fazer um pagamento, o consumidor deve desbloquear o celular, aproximar o celular com NFC da máquina de quem vai receber o pagamento e seguir os passos indicados pela carteira.
"A loja digita o valor do pix na maquininha, da mesma forma que se gera um código QRCode. Mas a partir daqui, o terminal estabelece a conexão via NFC com o celular para carregar os detalhes da transação de pagamento", detalha Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google. Inicialmente, apenas celulares Android terão a função. "Pro usuário, tudo se dará de forma natural. O usuário pode escolher de qual conta vinculada à carteira Google será executado o pix. A confirmação do pagamento é feita com a biometria. A mensagem do pagamento chega no celular e também na maquininha", complementa.
Por enquanto, o pix por aproximação via Google está disponível para clientes PicPay e C6. Nas próximas semanas, também para clientes Itaú.
O lançamento de forma ampla do pix por aproximação está programado para 28 de fevereiro de 2025.
As regras do pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN). Depois disso, o BC firmou a parceria que permite, nesse primeiro momento, aos usuários do Google Pay realizar transferências de valores e pagamentos por meio do Google Pay.
O pix por aproximação ocorre por meio do chamado open finance, o sistema financeiro aberto, numa medida para simplificar a jornada de iniciação de pagamentos (JSR).
A mudança, que permite a realização de pagamentos por aproximação com o pix sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira, é possível por meio dos chamados iniciadores de pagamento.
O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é uma interface que, como o próprio nome diz, inicia uma transação e faz com que o recurso do cliente saia da conta dele e caia diretamente na conta do recebedor (que pode ser uma instituição do sistema financeiro ou uma empresa que vende on-line). A transação acontece sem sair do ambiente da instituição original, com menor manuseio de dados e logins de autenticação entre apps.
"O futuro dos pagamentos instantênos está acontecendo em vários países. Mas nos preocupamos desde o início em fazer o pix programável para conversar com diferentes sistemas. Temos o pix, o open finance e o drex se encontrando agora, mas é algo que o BC vem desenhando desde 2018", explicou Campos Neto.
Ele ainda falou sobre as novas regras do pix que preveem limites para transações realizadas de aparelhos desconhecidos e a possibilidade de programar pagamentos, através do pix agendado recorrente. "Se conseguirmos diminuir o uso de contas laranjas e identificar padrões de fraude antecipadamente, vai nos ajudar muito a aumentar a confiança em relação ao pix".
No caso do pix via carteiras do Google, a empresa anunciou o lançamento do Modo Noturno. Ao ativá-lo, não será possível fazer transações pix para contas pessoa física de favorecidos desconhecidos entre 20h e 6h.
Além do pix por aproximação, o Google também lança a possibilidade de pagar com pix pelo novo botão "Pagar com GPay" em aplicativos de e-commerce. O botão fica disponível através de um API para aplicativos que desejem disponibilizar esta opção, que podem concluir a transação com menos passos, com menos fricção e sem necessidade de sair do aplicativo.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34