Contaminação por fármacos
Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
Geral | 13 de Dezembro de 2024 as 14h 17min
Fonte: PNB Online

Um projeto desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que monitora poluentes convencionais e emergentes no rio Cuiabá, identificou a contaminação da água pelos chamados fármacos, medicamentos como paracetamol e até antidepressivos.
Segundo o professor doutor e coordenador do programa de pós-graduação, Ibraim Fantin da Cruz, o monitoramento é realizado em toda a extensão do rio, desde o Cuiabazinho (montante) até o Porto Jofre.
“Já encontramos, sim, alguns fármacos na água do rio Cuiabá em concentrações baixas. Mas isso já serve como um alerta sobre a destinação incorreta de fármacos na bacia. Destacamos a cafeína, que, além de ser um fármaco, é uma substância amplamente consumida por nós. Também identificamos medicamentos para pressão, paracetamol, hormônios e até mesmo um antidepressivo”, explicou o pesquisador em entrevista ao PNB Online.
Ibraim Fantin explica ainda que uma das hipóteses para a contaminação da água é a forma como os medicamentos são descartados. “Pensávamos inicialmente que a contaminação seria causada pela excreção humana. Muitas pessoas consomem os medicamentos e os eliminam pelos dejetos. Contudo, ao estudar mais profundamente esses medicamentos, percebemos que o metabolismo no organismo é extremamente eficiente, acima de 95%. Assim, levantamos a hipótese de que a contaminação se deve à destinação incorreta dos resíduos farmacêuticos.”
O pesquisador lembra que os medicamentos vencidos não retornam para as farmácias, mas são descartados junto com resíduos domésticos ou, em alguns casos, no vaso sanitário. O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43