Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Aperfeiçoamento

Parceria entre Sindusmad e Senai vai ofertar cursos para os colaboradores das industrias madeireiras

Geral | 02 de Agosto de 2021 as 17h 21min
Fonte: Assessoria Sindusmad

Foto: Assessoria Sindusmad

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) buscou em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ofertar cursos de aperfeiçoamento para atender a demanda do setor industrial madeireiro e qualificar seus colaboradores. Após visita in loco para levantamento das necessidades foi elaborado um cronograma de treinamentos com os seguintes cursos: Operador de plaina moldureira; manutenção e afiação de laminas de serra fita; preparação e afiação de ferramentas de corte. A partir de hoje (02), a equipe técnica estará visitando as indústrias para realizar as inscrições. O curso será realizado após completar as vagas.

Segundo a vice-presidente do Sindusmad Sinara Tagliari, especializar a mão de obra das industrias madeireiras é uma reivindicação antiga do setor. "Há muito tempo o setor está reivindicando esses cursos porque sentimos a necessidade de treinar nossos funcionários. Hoje em dia o mercado está muito competitivo e precisamos cada vez mais nos preocupar com a qualidade dos nossos produtos e para isso, precisamos que nossos funcionários estejam mais qualificados", informou.

Sinara Tagliari reforçou que com a consolidação desta parceria, outros cursos futuramente serão ofertados inclusive para a sociedade. "O Senai fez uma proposta de três cursos e neste primeiro momento foi decidido, em diretoria, pelo curso de afiação de laminas de serra fita. Os demais serão desenvolvidos após o término deste. Esperamos que este seja só o começo de uma parceria de sucesso junto com o SENAI para gente qualificar nossos funcionários e também qualificar futuramente a população em geral. É uma necessidade que nossas empresas sentem de mão de obra. Este é o primeiro passo," enfatizou.

O gerente do Senai - Sinop Bruno Cavalcante, confirmou que esta parceria vai abrir novas oportunidades de capacitação para o setor. "Esta parceria é muito positiva, em primeiro por criar uma aproximação com o Sindusmad e seus associados e segundo por atender uma necessidade que gera mais produtividade e competitividade das empresas, uma vez que, são profissionais que são escassos tanto nas indústrias de serrarias como nas empresas de beneficiamento. Este é o pontapé inicial através da especialização de uma mão de obra que é extremamente necessária neste momento. Obviamente que com sucesso dessa parceria vai abrir outras oportunidades e atuar em outras frentes necessárias para atender as indústrias de madeira", garantiu.

O diretor-executivo do Sindusmad Felliphe Marinho complementou que esta capacitação será realizada em Sinop mas podendo futuramente ser levado aos outros municípios da base territorial do sindicato. “Essa primeira etapa será em Sinop, mas queremos ver como vai se portar o curso pra futuramente leva-lo para os municípios que fazem parte da nossa base territorial”, explicou.