Ciência
O rosto humano do santo dos pobres
Face de Martinho de Porres reconstruída pela ciência revela um santo com a cara da América Latina
Geral | 04 de Novembro de 2015 as 11h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

Esqueça as bochechas rosadas, os olhos azuis, o nariz arrebitado, os delicados lábios e aquele ar escandinavo que normalmente emblemam os santos católicos. São Martinho de Porres, em vida, foi conhecido como o Frei dos Pobres. E a ciência atestou que sua fisionomia era fiel a do povo que o cercava.
Mulato, cabelo crespo, olhos desalinhados, queixo protuberante e uma “boca para dentro”, resultado da aproximação da mandíbula com o maxilar, provocada pela perda dos dentes: eram apenas 2 quando morreu, e ambos não se encontravam. Assim era o rosto do “Santo da Vassoura”, o primeiro ícone mouro da América Latina reconhecido pela Igreja Católica.
A imagem do Santo foi apresentada na noite de terça-feira (3), na Basílica do Santíssimo Rosário, em Lima, no Peru. O quadro com os traços humanos da figura sagrada foi exposto aos fieis que lotaram a basílica durante a celebração. A face foi revelada pelo designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, autor da reconstrução e convidado de honra da solenidade. Em sua apresentação, o sinopense explicou os processos realizados para chegar à reconstrução do rosto de São Martinho de Porres.
Assim como os demais trabalhos sacros feitos por Cícero, o rosto de São Martinho foi reconstruído a partir do seu crânio, que estava armazenado e preservado na Basílica do Santíssimo, no Peru. A Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal), capitaneada pelo doutor Paulo Miamoto, conduziu a exumação dos ossos. Além de São Martinho também foram estudados os restos mortais de San Juan de Macias e Santa Rosa de Lima. Os crânios tiveram seus dados registrados por escaneamento fotográfico, gerando uma imagem em 3 dimensões. A partir da análise dos ossos foram determinadas as características antropológicas de cada indivíduos, que serviram como base para a reconstrução da face.
Embora esse seja o 5º santo reconstruído por Cícero, São Martinho reservou uma surpresa para o designer sinopense. “Desde a reconstrução de Santo Antônio eu ignoro completamente a representação artística dessas pessoas, porque em geral em nada se assemelham. Isso me deixou surpreso na reconstrução de São Martinho. Existe uma pintura apresentada como a imagem oficial dele que se assemelha muito ao resultado final da reconstrução. As vezes nós cientistas nos fechamos demais em alguns pontos e esquecemos que haviam pessoas preparadas em épocas diferentes para retratarem as grandes personalidades”, comentou Cícero.
Se dessa vez a ciência não “revelou” uma face, ela foi responsável por confirmar a imagem mental que muitos fiéis já tinham de seu santo. Os traços humanos, em parte sofríveis, do santo mulato emocionaram as pessoas durante a apresentação. Além dos quadros, a Basílica recebeu as imagens em 3 dimensões que irão proporcionar a impressão do busto de São Martinho.
Filho de um nobre espanhol como uma africana alforriada, Martinho iniciou a carreira religiosa aos 15 anos de idade, enfrentando resistência devido a cor da sua pele. Ele exercia o ofício de cirurgião, dentista e barbeiro, tendo registros de atos de caridades em momentos de epidemias e relatos de cura através do toque. Conforme a crença popular, durante uma epidemia, Martinho começou a recolher os enfermos na sede da igreja. Seu superior alertou-o do risco de proliferação da doença entre os padres e proibiu tal prática. Martinho passou a atender os doentes em uma casa emprestada, mas dias depois encontrou um índio ferido a faca. Acabou dando amparo e o levou para seu quarto. Martinho foi repreendido pelo superior por desobediência e respondeu: "Perdoa meu erro, e por favor me instrui, porque eu não sabia que o preceito da obediência se sobrepõe ao da caridade".
Martinho morreu em 1639, com 60 anos de idade, fustigado pela vida de caridade e oração. Foi canonizado só em 1962.
Notícias dos Poderes
Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54Armas, lobby e assassinato: a investigação sobre corrupção no STJ
PF já chegou às primeiras provas de pagamento de propina a um assessor do tribunal e revelou movimentação financeira bilionária
02 de Maio de 2025 as 10h47Adolescente de 14 anos é atropelado na saída de escola e motorista foge sem prestar socorro
Polícia Civil investiga o caso
01 de Maio de 2025 as 17h30Bombeiro passa mal em curso que deveria estar suspenso em MT
Houve decisão judicial para suspender o curso, mas as atividades continuaram
01 de Maio de 2025 as 17h27Anvisa volta a interditar pasta de dente da Colgate; entenda
01 de Maio de 2025 as 17h01Banhista é resgatado após perder amigo e ficar dois dias agarrado a galho em rio de MT
Dupla estava tomando banho no rio no domingo (27), quando se afogaram. O sobrevivente não soube explicar o que causou o afogamento
01 de Maio de 2025 as 16h57