Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Novo equipamento vai modernizar exames de sangue do Hospital Veterinário

Aparelho de hematologia reforça estrutura do hospital da UFMT de Sinop

Geral | 12 de Novembro de 2019 as 15h 41min
Fonte: Redação com Assessoria

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, entregou, na manhã desta terça-feira (12), um moderno aparelho de hemograma para o Hospital veterinário da UFMT de Sinop . O equipamento irá auxiliar nos exames pré-operatórios dos animais que passarão por cirurgias e castrações.

O item é totalmente automatizado e específico para uso veterinário, capaz de realizar a análise completa de sangue em animais de pequeno e grande portes, tais como cães, gatos, cavalos, bois, porcos, ratos, coelhos entre outros, com uma exatidão da realidade da condição da saúde no momento da coleta de sangue.

De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, essa é mais uma parceria, ação de uma gestão compartilhada, que irá atender aos animais de pequeno e grande portes, e que beneficia toda população que utiliza os serviços do hospital veterinário. “O aparelho vai agilizar a realização dos exames hematológicos dos animais que forem testados e, com isso, terá rapidamente o laudo do hemograma para saber qual procedimento deve ser aplicado, abreviando o sofrimento do animal, bem como irá auxiliar nos exames pré-operatórios que antecedem a castração de animais do município”, explica a gestora.

Com esse equipamento, o laboratório de análise clínica do curso de Medicina Veterinária terá a capacidade de realizar mais de 60 procedimentos por dia, o que aumenta a capacidade operacional do local. "Os alunos do curso terão  oportunidades e ganharão uma vasta experiência na execução dos exames e leitura dos laudos. O curso de Medicina Veterinária da UFMT dá mais um importante passo no comprometimento e na qualidade de ensino prestada aos alunos graduandos e a comunidade sinopense", afirma Roberto Tavares, professor do curso.

A compra do aparelho foi feita com recursos próprios da Prefeitura, resultado de uma emenda impositiva de indicação do vereador Luciano Chitolina e aprovado por todos vereadores.

"Essa é a função da Câmara e dos vereadores, auxiliar as instituições para quem possam beneficiar a população e a compra desse equipamento tem esse objetivo. A UFMT que realiza um grande trabalho social irá aumentar a sua capacidade e agilidade nos atendimentos. Ficamos muito felizes em colaborar", comemora Chitolina.