Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Vacinação

Nova Mutum vai imunizar cerca de 400 pessoas neste final de semana

O grupo prioritário será para pacientes com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades; deficiente permanente e idosos de 60 anos ou mais.

Geral | 11 de Junho de 2021 as 17h 07min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Assessoria

Neste sábado, 12 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar pacientes com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades; deficiente permanente e idosos de 60 anos ou mais.

“Daremos início a uma nova etapa da vacinação, atendendo aos grupos prioritários, apesar dos atrasos da chegada das vacinas estamos cumprindo a meta. Todos os profissionais estão empenhados e comprometidos em imunizar a população”, disse Juliana Manfroi, Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O último relatório apresentado pela Secretaria de Saúde mostra que Nova Mutum já aplicou 7.015 entre primeira e segunda dose. “Percebemos que as vacinas estão chegando com um pouco mais de velocidade e isso nos mostra uma possibilidade maior em imunizar o quanto antes a população. Nas próximas semanas conseguiremos emitir um cronograma semanal com as doses que ainda serão aplicadas”, ressaltou Juliana.

Confira abaixo a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca (IC);  Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar;  Cardiopatia hipertensiva;  Síndromes coronarianas;  Valvopatias;  Miocardiopatias e pericardiopatias;  Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;  Arritmias cardíacas;  Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;  Diabetes mellitus;  Pneumopatias crônicas graves;  Hipertensão arterial resistente (HAR);  Hipertensão arterial – estágio 3 Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;  Doenças neurológicas crônicas;  Doença renal crônica;  Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer);  Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves);  Obesidade mórbida;  Cirrose hepática.

O que levar

As pessoas que se enquadram nesses grupos prioritários devem apresentar os seguintes documentos:

Comprovante em versão original sobre a comorbidade, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a);

Cartão SUS (Sistema Único de Saúde);

Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada;

Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada;

As grávidas devem apresentar ainda, comprovantes de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico e apresentar ainda a prescrição médica para receber a vacina;

As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança.