Medida protetiva
No MT, norma estadual que facilitava desmatamento é suspensa pela Justiça
Medida permitia que proprietários rurais limpassem pastagens sem licença ambiental prévia
Geral | 29 de Agosto de 2024 as 16h 05min
Fonte: CNN Brasil

Uma instrução normativa estadual que flexibilizava o desmatamento em propriedades rurais no Mato Grosso foi suspensa pela Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).
A norma da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estava em vigor desde 2016 e, na prática, permitia a limpeza e a reforma de áreas sensíveis sem prévio licenciamento ambiental.
Segundo o MPF, sem prever deveres de proteção às florestas, a instrução normativa “facilitou ilegalmente a utilização dos recursos naturais sem os devidos instrumentos de controle”.
A norma da Sema – que dispensava autorização, exame ou homologação dos protocolos para limpeza das pastagens – estava contribuindo para o aumento do desmatamento na região, pontuou ainda o MPF.
O juiz Cesar Bearsi, da 3ª Vara Federal do Mato Grosso, deu razão ao Ministério Público, destacando que a limpeza de pastagens em imóveis rurais “inevitavelmente degrada o meio ambiente”.
“A licença e/ou autorização prévia do órgão ambiental competente é medida impositiva, segundo as normas insertas no Código Florestal”, escreveu. Segundo ele, nem mesmo uma lei estadual pode permitir que um proprietário rural “faça o que bem entender”
Bearsi também destaca que a redação da norma significa “total desrespeito ao disposto no Código Florestal, que exige a necessidade de licença ambiental para as atividades ambientais com potencial poluidor”.
A decisão também proíbe o governo do Mato Gorsso a instituir autorizações ou licenças ambientais mediante mero ato declaratório, ou seja, sem uma análise criteriosa dos órgãos ambientais competentes.
Procurada pela CNN, a assessoria do governador Mauro Mendes (União) ainda não se posicionou sobre a suspensão da norma e se haverá recurso.
Dados trazidos pela plataforma MapBiomas mostram que, no Mato Grosso, a porcentagem de área desmatada com autorização passou de 12,5% do total, em 2022, para 41%, em 2023.
Representantes do MPF se reuniram nesta semana para discutir a crise climática. As queimadas que atingem todo o país, especialmente no Norte do Brasil, foram objeto de debate.
O Ministério Público recomendou à União, em caráter emergencial, a tomada de medidas para conter o cenário de estiagem na Amazônia, como a disponibilização de helicópteros para conter os incêndios e o aumento do efetivo de brigadistas na região.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34