Caso inusitado
Mulher é achada viva duas horas depois de ser declarada morta em funerária
Idosa de 74 anos recebia cuidados paliativos em asilo de Nebraska
Geral | 05 de Junho de 2024 as 07h 24min
Fonte: CNN Brasil
Uma mulher foi declarada morta em uma casa de repouso no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, na segunda-feira (3). Duas horas depois, descobriu-se que a mulher que alguns pensavam já ter dado o último suspiro não era um cadáver. Um funcionário de uma funerária da cidade de Lincoln detectou sinais de vida enquanto iniciava os procedimentos.
“Este é um caso muito incomum, faço isso há 31 anos e nada parecido chegou a esse ponto antes”, disse o chefe adjunto do xerife do Condado de Lancaster, Ben Houchin, em entrevista coletiva na tarde de segunda-feira (3).
Segundo o funcionário do gabinete do xerife, na ocasião, as autoridades não foram informadas porque a mulher estava sob cuidados paliativos, o último passo antes da morte para muitos, por isso não foram atendidas as diretrizes que exigiriam o envio de um legista.
Constance Glantz, de 74 anos, respirava enquanto os funcionários da funerária preparavam o que pensavam ser seu cadáver, pouco antes do meio-dia, no horário local, de segunda-feira (3), disse Houchin aos repórteres.
A equipe da casa de repouso Mulberry em Waverly, a nordeste de Lincoln, declarou Glantz morta às 9h44, afirmou a autoridade.
O que então se pensava ser o corpo sem vida de Glantz foi levado da casa de repouso para a Casa Funerária Lincoln, explicou Houchin.
Segundo o policial, enquanto a equipe da funerária colocava Glantz em uma mesa “para iniciar seu processo”, um funcionário percebeu que ela estava respirando.
“Eles ligaram imediatamente para o 911”, disse Houchin. A Polícia de Lincoln e membros do departamento de bombeiros e resgate da cidade responderam, “e ela foi levada para um hospital local e ainda está viva”, acrescentou.
A ligação da Casa Funerária Lincoln, que KOLN, afiliada da CNN, chamou de Butherus-Maser & Love, ocorreu por volta das 11h45, no horário local, duas horas depois de Glantz ter sido declarada morta, disse Houchin.
Detalhes sobre a condição de Glantz na noite de segunda-feira (3) não estavam disponíveis imediatamente. A CNN solicitou comentários da casa de repouso em Waverly e da funerária em Lincoln.
A família de Glantz foi informada da situação, disse Houchin. O gabinete do xerife iniciou uma investigação e visitou a casa de repouso em Waverly, disse o funcionário.
“Neste momento não conseguimos encontrar qualquer intenção criminosa por parte do lar de idosos, mas a investigação está em curso”, acrescentou.
O policial também informou aos repórteres que não tinha certeza sobre quantas pessoas viram Glantz entre sua suposta morte e o momento em que ela foi vista respirando na mesa de uma funerária, mas achava que normalmente pelo menos duas pessoas estavam envolvidas no transporte de um corpo.
“Tenho certeza que a casa de repouso e todos os outros vão olhar para o que aconteceu e ver se novos protocolos precisam ser criados e se todos foram seguidos”, disse.
Glantz estava recebendo cuidados paliativos na casa de repouso, relatou o chefe adjunto.
A suposta morte não estava dentro dos parâmetros que exigiriam uma investigação do legista, e é por isso que nenhum legista ou policial foi enviado para a casa de repouso quando inicialmente se pensou que ela havia morrido, disse Houchin.
“Trata-se de uma ‘morte antecipada de uma paciente’ – que foi o que aconteceu – e um médico a tratou nos últimos sete dias e está disposto a assinar o atestado de óbito, e que não havia nada suspeito naquele momento da morte. É por isso que (o gabinete do xerife) não foi inicialmente enviado para a casa de repouso”, explicou.
Notícias dos Poderes
Delator revela que General de Bolsonaro recebeu dinheiro de 'pessoal do agro'
Braga Netto esteve em MT em 2022 para eventos no Nortão
14 de Dezembro de 2024 as 13h54Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03