Mais de 2400 focos
MT lidera focos de queimadas no Brasil em meio a onda de calor
Com 2.421 focos de queimadas em sete dias, Mato Grosso enfrenta crise agravada por calor intenso e baixa umidade, afetando especialmente Terras Indígenas
Geral | 20 de Agosto de 2024 as 21h 37min
Fonte: PNB Online

Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que Mato Grosso registrou 2.421 focos de queimadas nos últimos sete dias, o maior número do país. O estado, que enfrenta uma forte onda de calor e baixa umidade, ficou à frente do Amazonas e do Pará em ocorrências de incêndios.
No último mês, Mato Grosso acumulou 6.896 focos de calor, segundo o Inpe. A maioria desses incêndios ocorreu na região amazônica do estado (48,6%), seguida pelo Cerrado (38,2%) e pelo Pantanal (13,6%).
O município mais atingido é Colniza, com 1.037 focos. Outras cidades severamente afetadas incluem Barão de Melgaço (548 focos), Aripuanã (315 focos), Campinápolis (257 focos) e Nova Bandeirantes (249 focos).
Além disso, muitos dos focos de calor estão localizados dentro de Terras Indígenas (TIs), como Utiariti, Parabubure, Areões, São Marcos e Sangradouro. Na lista de TIs afetadas também aparecem outras como Paresi, Zoró e Perigara.
A situação alarmante levou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) a lançar uma campanha de arrecadação para doações de água, alimentos, equipamentos como pá carregadeira e caminhão-pipa, ou contribuições financeiras. As doações podem ser feitas via PIX, na chave 32.678.220/0001-65.
“Essa situação está afetando gravemente a saúde física e mental de toda a população atingida. As perdas causadas pelos incêndios precisam ser reparadas pelos órgãos públicos e por todos que puderem ajudar, seja doando ou colaborando com os brigadistas no combate às queimadas”, declarou a Fepoimt em suas redes sociais.
Expectativa de alívio
Uma nova massa de ar polar deve trazer alívio temporário para Mato Grosso, após a intensa onda de calor. Segundo a MetSul Meteorologia, o ar frio avançará a partir da Argentina e Uruguai, atingindo os estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 de agosto, antes de seguir para o Centro-Oeste e Sudeste. A expectativa é que o fenômeno reduza os focos de calor registrados nos últimos dias.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55