Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Absolar

MT é o 4º estado que mais usa energia solar no país

Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição

Geral | 18 de Junho de 2021 as 14h 24min
Fonte: Informações G1 MT

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Mato Grosso está em 4° lugar no ranking de geração de energia solar no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Cuiabá aparece no topo da lista dos municípios, com 1,4%. Os números são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição. O que mostra que cada vez mais consumidores estão migrando para o sistema.

A captação de energia solar é feita por placas fotovoltaicas instaladas no telhado de residências, empresas e indústrias ou em campos abertos. A energia é enviada para o inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada que é jogada na rede ou armazenada em baterias para uso direto do consumidor.

Para Devlin Bezerra, diretor de uma empresa cuiabana que trabalha na capacitação de técnicos para instalação de módulos solares, a nova tecnologia vai causar uma adesão em massa por parte da população em pouco tempo. Além disso, vai movimentar a economia através da geração empregos.

Segundo Devlin, o sistema pode gerar economia média anual de cerca de 600 kWh. Ele explica que o valor do investimento e a economia com o novo sistema vai depender diretamente da quantidade de módulos solares instalados.

Quem gasta em média R$ 600 por mês com energia elétrica, economizará cerca de R$ 480 usando a energia solar.