Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Índios x Fazendeiros

MPF investiga disputa de terras entre indígenas e fazendeiro em MT

Índios da etnia Kanela dizem que propriedade rural está em área da União

Geral | 17 de Janeiro de 2017 as 10h 20min
Fonte: G1 MT

Indígenas da etnia Kanela em MT |

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) deve investigar uma disputa por terra entre índios e um fazendeiro, no município de Santa Terezinha, a 820 km de Sinop. Os indígenas, que são da etnia Kanela, afirmam que a propriedade rural está localizada numa área que é da União.

Os índios montaram acampamento na fazenda, que fica às margens do rio Tapirapé, no dia 6 de janeiro. Segundo Pedro Kanela, um dos integrantes do movimento que reivindica a terra, mais de 100 indígenas, entre eles mulheres, crianças e idosos, estão na propriedade rural.

A área em questão tem entre 8 mil e 10 mil hectares, disse Pedro. "Essa foi a única forma que encontramos de agir, e com a intenção de fins coletivos. Vamos ficar na área até que a Funai [Fundação Nacional do Índio] consiga fazer a conclusão da demarcação ou por ordem da Justiça Federal de reintegração de posse", declarou.

Os índios montaram um acampamento na fazenda ao qual eles já reconhecem como aldeia, com nome de Tapiraká. A população indígena da etnia Kanela é de aproximadamente 900 pessoas, informou Pedro.

O MPF-MT em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, instaurou um inquérito civil para apurar o caso. Foram feitos encaminhamentos para verificar a propriedade e destinação da área alvo da disputa, como informações sobre a terra por meio do Sistema Pericial do Ministério Público Federal.

Ainda segundo MPF, se necessário vão ser pedidas informações aos órgãos executores do Programa Terra Legal, como a Funai e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para saber os limites da fazenda e da terra alegada pelos índios.

A Polícia Civil da região também acompanha o caso.