Irregularidades
MPF e MPMT voltam a pedir suspensão imediata das obras no Portão do Inferno em MT
MPF e MP-MT alegam que o licenciamento ambiental da obra possui irregularidades e danos irreversíveis à paisagem local
Geral | 06 de Dezembro de 2024 as 07h 00min
Fonte: Redação G1-MT

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da decisão da Justiça Federal e pediu novamente a suspensão imediata das obras de retaludamento nas rochas do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O pedido foi protocolado nessa quarta-feira (4) em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT).
Em outubro, o MPF e o MP-MT já havia pedido essa suspensão, alegando que o licenciamento ambiental da obra possui irregularidades e danos irreversíveis à paisagem local. No entanto, no dia 14 de novembro, a Justiça negou.
De acordo com o juiz federal Diogo Negrisoli Oliveira, paralisar as obras colocaria em risco a população que utiliza a rodovia. Além disso, ele apontou que haverá perda de dinheiro público, considerando o alto custo financeiro para refazer a cobertura vegetal já retirada. Agora, o novo pedido deve ser analisado.
O MPF ressaltou que há riscos de deslizamentos durante e depois da conclusão das obras. No mérito da ação, foi solicitada a anulação da Licença Ambiental concedida, alvo de debates envolvendo o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras instituições responsáveis pelo licenciamento ambiental.
Obras no Portão do Inferno
Em março deste ano, o governo anunciou uma obra de retaludamento – uma espécie de cortes – no paredão do Portão do Inferno. O contrato de R$ 29,5 milhões foi firmado com a empresa Lotufo Engenharia e Construção, que ficou responsável pelo projeto.
A obra começou no fim de agosto e o prazo previsto para entrega da obra era de até 120 dias, no entanto, esse impasse na Justiça pode paralisar e atrasar o andamento dos trabalhos na região.
Nesta quinta-feira (5), o trânsito na região em obras foi interrompido devido às fortes chuvas que atingem o local, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Até a publicação desta reportagem, não havia previsão de liberação da via.
O que será feito
Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho.
De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43