Vigia mais motorista
Motoristas devem procurar sindicatos e associações para cadastramento no botão do pânico da Sesp
Interessados podem entrar em contato com a Sesp pelo número (65) 98145-0434, para esclarecimento de dúvidas
Geral | 25 de Julho de 2024 as 10h 17min
Fonte: Fabiana Mendes e Larissa Azevedo | Sesp-MT
Motoristas profissionais já podem procurar os sindicatos e as associações que representam a categoria para adesão ao Vigia Mais Motorista, programa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que disponibiliza um sistema de comunicação direta entre os trabalhadores e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Além de motoristas por aplicativo, o programa atende caminhoneiros, taxistas e mototaxistas. Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico.
Para a habilitação no programa, os motoristas devem entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à Sesp.
Durante o cadastro, é preciso preencher um formulário e enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação do condutor. Após o procedimento e o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.
O superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana, destaca que este programa do Governo do Estado é inovador no país, proporcionando contato direto entre os condutores e o centro de operações das polícias.
“Os trabalhadores podem se comunicar diretamente com o operador de videomonitoramento pelo Vigia Mais Motorista, que exibe a localização do veículo em tempo real e permite o envio de uma viatura ao local, sem necessidade de intervenção da plataforma de mobilidade utilizada pelo condutor”, afirmou.
As câmeras do Programa Vigia Mais MT estão integradas à plataforma, mostrando as características do veículo e de seus ocupantes, o que facilita a comunicação com os policiais durante uma ocorrência.
O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador.
Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.
Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da rede estadual de ensino. Além disso, a Sesp estuda implantar comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.
Capacitação
O treinamento consiste em 1h30min de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar.
As associações e motoristas podem entrar em contato com o Vigia Mais Motorista pelo número (65) 98145-0434 para esclarecimento de dúvidas.
Notícias dos Poderes
Delator revela que General de Bolsonaro recebeu dinheiro de 'pessoal do agro'
Braga Netto esteve em MT em 2022 para eventos no Nortão
14 de Dezembro de 2024 as 13h54Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03