Assistência social
Moradoras participam de cursos profissionalizantes, primeira-dama destaca oportunidade na comunidade e chance de recomeço
Geral | 11 de Novembro de 2024 as 14h 49min
Fonte: Assecom

Unir educação e trabalho é uma das formas de garantir mais desenvolvimento socioeconômico e, com esse objetivo, o Centro de Convivência Dona Zezé sedia, desde agosto, duas turmas do Programa Mulheres Mil. Os cursos de Empreendedorismo e Auxiliar Administrativo têm preparado 35 moradoras da região dos Vilas para o mercado de trabalho.
Contribuir para a transformação social de mulheres em situação de vulnerabilidade é um dos objetivos do Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal e que, no município, é executado por meio da parceria entre a Escola Técnica de Educação Profissional de Sinop (ETEC), junto a SECITECI - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do MT, responsável pela ministração dos cursos, e a Prefeitura, que direciona o público atendido pela Assistência Social do município.
O programa garante às mulheres o acesso à qualificação profissional em áreas com alta demanda no mercado de trabalho. Outro propósito é promover a autonomia das mulheres, incentivar o empreendedorismo feminino e também impulsionar a geração de renda e melhora da qualidade de vida das mulheres e de suas famílias.
Em três meses de treinamento, ocorreram diversas trocas de experiências e fortalecimento de vínculos entre as alunas, a formatura está prevista para dezembro. “Ver mais esse projeto acontecendo dentro de uma das nossas unidades é a prova de que estamos conseguindo levar oportunidades para dentro da comunidade. Estamos permitindo que muitas mulheres tenham acesso a qualificação e até mesmo a uma nova chance de recomeço. Foi com esse compromisso que inauguramos o Centro de Convivência”, considerou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
Por ter sido realizado no Centro de Convivência, facilitando assim a participação das mulheres da região, o programa também possibilitou a inclusão educacional, social e produtiva das alunas. Além de intensificar as ideias de pertencimento, respeito, valorização e reconhecimento das individualidades e das histórias de vida delas, trabalho que é realizado diariamente nas unidades da Assistência Social, durante os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43