Proteção ambiental
Ministro do STF nega liminar e mantém Lei do Transporte Zero
André Mendonça afirma que lei mato-grossense mantém direitos previdenciários de pescadores
Geral | 03 de Julho de 2024 as 23h 15min
Fonte: Secom -MT
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos liminares propostos pelo MDB, PSD e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a Lei do Transporte Zero, do Governo de Mato Grosso. A decisão é desta quarta-feira (03.07).
"Indefiro as medidas cautelares em relação à parcela efetivamente conhecida, diante (i) da natureza predominantemente ambiental da norma questionada (afastando os vícios formais ventilados); (ii) do maior grau de proteção conferido ao meio ambiente (especialmente à ictiofauna local); (iii) da possibilidade de continuidade do exercício da atividade laboral pelos pescadores artesanais e (iv) da ausência de repercussões negativas à proteção previdenciária e assistencial das comunidades diretamente envolvidas", decidiu o ministro.
Os autores entraram com três ações judiciais no STF alegando que a lei mato-grossense seria inconstitucional por usurpar o poder da União de legislar sobre o transporte de animais, e por ofensa aos direitos fundamentais à liberdade de ofício dos pescadores, ao proibir a pesca de 12 espécies de peixes pelo período de cinco anos.
Afirmaram ainda que o auxílio financeiro previsto pelo Governo de Mato Grosso aos pescadores seria insuficiente e inadequado, ofendendo o princípio da proporcionalidade, além de suposta perda de cobertura previdenciária dos pescadores.
Entretanto, o ministro André Mendonça afastou as alegações de usurpação de competência, ressaltando que a lei que prevê restrição da pesca está restrita ao Estado de Mato Grosso, e não afeta a previdência social dos pescadores profissionais.
O ministro observou que, ao contrário do que se alega, a criação do auxílio foi editada com o cuidado necessário para não prejudicar os pescadores, e que a natureza indenizatória do auxílio não impede a proteção previdenciária nem o recebimento do seguro defeso.
"Trata-se, portanto, de norma que tem inquestionável predominância de interesses locais de natureza ambiental", ressaltou.
André Mendonça ainda observou que a Lei do Transporte Zero é mais protetiva ao meio ambiente do que as normas federais, e que, conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, deve-se considerar a lei estadual, em caso interesse público, sempre que esta estabelecer um padrão de proteção maior que as normas gerais.
O ministro também apontou que a Lei do Transporte Zero permite a pesca, o transporte e a comercialização de mais de 100 espécies nativas dos rios mato-grossenses, de forma que, portanto, a legislação não inviabiliza a atividade pesqueira, e ressaltou que a lei foi embasada em estudo técnico.
"Portanto, uma vez afastadas (i) a natureza absoluta da restrição estabelecida à atividade pesqueira no Estado, restando 'autorizada a pesca, o armazenamento, o transporte e a comercialização” “para todas as mais de 100 (cem) espécies de peixes oriundos de rios do Estado de Mato Grosso' (art. 19-B, § 1º, incluído pela Lei nº 12.434/2024); e, (ii) as repercussões previdenciária e assistencial negativas aventadas, diante da plena manutenção da qualidade de seguro especial, com a consequente habilitação à percepção do seguro defeso, hão de ser rechaçadas a plêiade de violações de ordem substancial anteriormente indicada, centradas na ideia de impacto desproporcional e anti-isonômico das prescrições combatidas, a partir de consequências efetivamente não verificadas", finalizou na decisão.
Notícias dos Poderes
Menor de 14 anos pega S10 do pai e a destroi em viaduto
Garoto foi levado para hospital particular.
11 de Dezembro de 2024 as 20h53Cachorro morre eletrocutado ao encostar em fio de luz caído em calçada
Tutores não foram localizados
11 de Dezembro de 2024 as 20h46Justiça manda diplomar prefeito eleito, mas mantém investigação de caixa 2
Aliado de Alei foi preso com R$ 300 mil em caminhonete
11 de Dezembro de 2024 as 19h17CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40