Mato Grosso
Microempresas poderão entrar no programa Regularize
Texto substitutivo apresentado pelo deputado Dilmar Dal Bosco aguarda sanção do governador
Geral | 20 de Agosto de 2019 as 09h 45min
Fonte: Marco Stamm

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, e já está com o governador Mauro Mendes (DEM) para sanção, o substitutivo integral ao Projeto de Lei nº 216/2018, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que altera a lei 10.579/2017 para incluir as microempresas no Regularize, o programa de recuperação de créditos que permite o pagamento de juros das multas e penalidades com descontos de até 95%.
Pela nova redação, os juros das multas e penalidades podem ter desconto de 95% para pagamento em cota única, de 90% no pagamento parcelado em 24 vezes, de 75% no parcelamento em 36 meses, de 50% em 48 meses, de 40% em 60 meses e de 30% na divisão em 72 parcelas.
O deputado Dilmar Dal Bosco explicou que o substitutivo foi apresentado para corrigir uma falha ao não incluir as microempresas no programa Regularize e para atender às necessidades de um segmento que corresponde a aproximadamente 95% das empresas cadastradas em Mato Grosso e que no Brasil emprega cerca de 60% da mão de obra.
“Apresentamos o substitutivo em nome do princípio constitucional da isonomia tributária, uma vez que foi estabelecido tratamento jurídico diferenciado para as médias e grandes empresas, decorrente do programa Regularize”, explicou.
O presidente dos Sindicatos das Micro e Pequenas Indústrias do Estado (Simpi) e das Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviços (Simpec), João Carlos Laino, comemorou a aprovação e disse estar confiante na sanção do governador Mauro Mendes, que, segundo ele, já tem compromisso firmado com o setor.
“Estranho era as microempresas não estarem na lei anteriormente. Elas são as que mais precisam deste tipo de ajuda neste momento para se viabilizarem economicamente. É a microempresa que faz a maior parte da distribuição de renda, por meio dos empregos que gera e que leva os produtos, por meio da sua logística, aos pontos mais distantes. A aprovação desta lei é um oxigênio para as empresas continuarem funcionando neste momento de crise e isso é vital para o estado”, avaliou.
O projeto foi aprovado na semana passada e já foi encaminhado ao Palácio Paiaguás.
Notícias dos Poderes
Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32Motoristas de aplicativo fazem carreata em luto por colega
Mobilização demonstra preocupação da categoria com a segurança
07 de Novembro de 2025 as 10h49APAMS realiza evento de adoção neste sábado (8) no Shopping Sinop
07 de Novembro de 2025 as 10h36Janaína Riva registra denúncia contra servidor por áudios com teor sexual
O suspeito dos ataques é um servidor comissionado da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder)
07 de Novembro de 2025 as 10h01