Sem memória
Memorial dedicado às vítimas de Covid em Sinop muda de nome
Lei aprovada pela Câmara alterou o nome do parque, que passa a homenagear o “verde”
Geral | 20 de Agosto de 2024 as 09h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

No dia 5 de maio de 2023, a OMS (Organização Mundial de Saúde), decretou o fim oficial da pandemia de Covid-19. Pouco mais de um ano depois, em Sinop (MT), o poder público quer esquecer que a doença existiu, mudou para sempre a vida de parte da população e causou mais de 500 mortes.
A Câmara de vereadores do município aprovou na sessão desta segunda-feira (19), o projeto de lei 035/2024, de autoria do prefeito Roberto Dorner. A matéria foi aprovada em primeira e única votação, sem que nenhum dos vereadores fizesse uso da tribuna para comentar o assunto.
O projeto de lei corrige um erro material na lei 3291/2023, que instituiu o Memorial para as Vítimas de Covid-19. Em junho desse ano a mesma Câmara, a pedido da prefeitura, aprovou a lei 3.349/2024, transformando o Memorial do Covid-19 em “Memorial Verde”.
O Memorial para as vítimas do Covid-19, que agora será a Praça das Origens/Memorial Verde, foi projetado para ser construído em uma área institucional de 15,3 mil metros quadrados localizada no Jardim Curitiba, na Rua Medianeira.
A legislação autoriza a Colonizadora Sinop, responsável pelo loteamento, a construir as estruturas do memorial. O espaço de convivência foi projetado para ter banheiros, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol, área calçada e um espaço de permanência. Inicialmente a intenção, declarada pelo prefeito Roberto Dorner, era de que uma muda de árvore fosse plantada para memória de cada uma das vítimas do Covid-19.
Em Sinop, ao longo dos 3 anos de pandemia, mais de 27 mil pessoas foram acometidas pela doença. Além das sequelas entre os que resistiram a enfermidade, 514 sinopenses morreram de Covid-19. No Mato Grosso foram mais de 14 mil mortes.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a mudança no nome do Memorial foi motivada por um pedido da comunidade do bairro, formalmente apresentado por um representante da Colonizadora Sinop – a quem cabe construir a praça e administrá-la.
Extra
Em fevereiro de 2023, antes mesmo do Memorial das Vítimas de Covid-19 virar lei e depois mudar de nome, dois acadêmicos de Sinop publicaram um artigo na Revista Arquitetura e Engenharia de Mato Grosso, propondo uma obra similar.
O estudo dos acadêmicos Matheus Bianchim e Lays Caroline Moreno fundamenta a proposta de construir um espaço público que memore o episódio, listando os impactos que a pandemia causou na população local e regional. O artigo sugere que o Memorial das Vítimas de Covid-19 deveria ser construído na junção das áreas R-40 e R-40B, um imóvel que também pertence a Colonizadora Sinop e que é objeto de um litígio ambiental, por se tratar de um lugar com uma nascente d’água. O local foi escolhido por estar entre a Catedral Sagrado Coração de Jesus – principal templo religioso da cidade – e o Cemitério Municipal, em frente a uma via de nome sugestivo: Avenida das Saudades.
O memorial projetado pelos acadêmicos contaria com edificações temáticas, jardins e um lago, o que lidaria com o problema da nascente que existe no local.
Veja abaixo como seria o Memorial idealizado pelos acadêmicos.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43