Caso Internacional
Médico mata paciente após confundir fígado com baço e remover órgão errado
Geral | 05 de Setembro de 2024 as 15h 18min
Fonte: Internacional

Um médico dos Estados Unidos matou um paciente na mesa de cirurgia após se confundir e remover o seu fígado achando que se tratava do “baço aumentado”. O caso aconteceu na Flórida, no mês passado.
O paciente era William Bryan. Ele tinha 70 anos e estava visitando sua propriedade alugada no condado de Okaloosa com a esposa, quando sentiu uma forte dor abdominal.
Ele foi levado ao Hospital Ascension Sacred Heart Emerald Coast, no condado de Walton, e lá foi internado para exames devido a preocupações quanto a uma anormalidade no baço, segundo o advogado da família.
A família estava relutante quanto à possibilidade de uma cirurgia, mas o cirurgião-geral Thomas Shaknovsky e Christopher Bacani, diretor médico do hospital, conseguiram convencê-la sobre o procedimento. William “poderia ter complicações sérias se deixasse o hospital”, conforme relata o processo, citado pelo “NY Post”.
O procedimento de esplenectomia laparoscópica assistida aconteceu em 21 de agosto. No meio da cirurgia, Shaknovsky removeu o fígado de William, seccionando a vasculatura principal que irriga o órgão.
O corte resultou em “perda de sangue imediata e catastrófica resultando em morte”. Após remover o fígado de William erroneamente, o cirurgião-geral rotulou o órgão como “baço”. A verdade só foi identificada após a morte do paciente.
Após a cirurgia, o médico explicou à esposa de William que o “baço do marido estava tão doente que era quatro vezes maior do que o normal e havia migrado para o outro lado do corpo”.
Caso vai à Justiça
O advogado da Zarzaur Law, empresa jurídica que representa a esposa de William, alega no processo que Shaknovsky já havia cometido um erro médico em 2023, quando ele removeu uma parte do pâncreas de um paciente em vez de realizar a ressecção pretendida da glândula adrenal.
No processo, o advogado pede indenização e que Shaknovsky seja impedido de exercer a medicina.
Notícias dos Poderes
Volta ao mundo em menos de uma hora? Conheça a nova geração de jatos que prometem cruzar oceanos em minutos
De projetos experimentais a aviões comerciais, indústria aposta em aeronaves capazes de cortar continentes em pouco tempo — enquanto tenta evitar os erros do Concorde Por O Globo — São Paulo 17/11/2025 04h01 Atualizado agora Facebook Twitter Blu
17 de Novembro de 2025 as 07h43Lançado o prêmio UNESIN - Excelências Científicas 2026
17 de Novembro de 2025 as 07h31Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34