Executadas
Mauro manda investigar falha na PCE após morte de irmãs ser transmitida em videochamada para preso
Governador criticou “leis frouxas” e culpou Legislativo e o Judiciário brasileiro pela expansão do crime organizado
Geral | 18 de Setembro de 2024 as 18h 51min
Fonte: Unica News
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (18), o governador Mauro Mendes (UB) disse que determinou uma investigação sobre a falha ocorrida na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso (PCE) e que resultou na morte das irmãs Rayane e Rithiele Alves Porto, de 25 e 28 anos, em Porto Esperidião (323 Km de Cuiabá).
Rayane e Rithiele foram mortas a facadas dentro de uma residência por membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), na madrugada do último sábado (14), após serem julgadas pelo “tribunal do crime” da organização.
A ordem para o duplo homicídio em Porto Esperidião partiu de um faccionado que está preso na PCE, em Cuiabá, e que teria sido o “juiz” que determinou a execução das irmãs, através de chamada de vídeo feita com os comparsas antes e durante as execuções.
Questionado se houve falha na segurança da Penitenciária Central - que inclusive conta com aparelhos bloqueadores de sinal de celulares - Mauro garantiu que sim, motivo pelo qual determinou a investigação, culpando ainda o Judiciário pelo crescimento demasiado das facções criminosas no país.
“É um absurdo o que está acontecendo no Brasil. As nossas leis frouxas estão permitindo isso, bandido 'tá' amedrontando a sociedade, e tem gente em Brasília brincando com isso, achando que nada tá acontecendo. É um verdadeiro absurdo”, disse Mauro.
Ocorre que Rayane e Rithiele não tinham ligações com o crime organizado e foram mortas pelo simples fato de terem publicado em suas redes sociais uma foto despretensiosa, fazendo o chamado “sinal de três dedos”. Todavia, no mundo do crime, o gesto remete à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo inimigo do Comando Vermelho. Para Mauro, isso reflete o nível que se encontra o nível da guerra entre o crime organizado.
“As pessoas fazem um sinal 'de brincadeira'. De repente um bandido olha [a foto] e manda matar, porque sem saber, era um sinal da facção rival”, enfatizou.
Ao final, Mauro voltou a criticar o Legislativo e o Judiciário, reiterando que a briga de “gato e rato” entre o Estado e as facções no país só terá fim quando houver uma reforma no Código Penal Brasileiro.
“Vamos esperar [o Brasil] virar um país do narcotráfico, dominado, como alguns países da America já viraram? Eu falo sempre sobre isso. Agora, não cabe a mim, governador, fazer lei. Cabe a mim executar as ações do Poder Executivo. Quem faz lei é o Legislativo, quem faz cumprir é o Judiciário brasileiro”, asseverou
“Tem que ter uma revisão no Código Penal de 1940. Muitas emendas e remendos foram feitos, mas estão muito distantes de serem um instrumento adequado para combater a atual realidade do crime organizado do país”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Delator revela que General de Bolsonaro recebeu dinheiro de 'pessoal do agro'
Braga Netto esteve em MT em 2022 para eventos no Nortão
14 de Dezembro de 2024 as 13h54Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03