Segundo IBGE
Mais de 10 milhões de brasileiros não acessam internet por não saberem usar a tecnologia
No ano passado, cerca de 12% da população brasileira não usava internet; maior expansão ocorreu na região Norte
Geral | 16 de Agosto de 2024 as 10h 02min
Fonte: CNN Brasil

Em 2023, cerca de 12% da população brasileira com idade a partir de 10 anos não usava internet — o equivalente a 22,4 milhões de pessoas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (15) mostram que 75,5% dessas pessoas eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto e mais de metade do grupo é composto por idosos de 60 ano de idade ou mais.
A pesquisa aponta que não saber usar a tecnologia é principal razão para não acessar a rede, motivo de 46% dos não adeptos à internet, isto é, cerca de 10,3 milhões. Em segundo lugar, está a falta de necessidade para o uso, com quase 26%. Preço do serviço (15%) e preocupação com privacidade ou segurança (3,3%) também foram motivos apontados pelos entrevistados, que relataram sobre o uso da tecnologia nos últimos três meses.
O percentual de usuários da internet vem crescendo desde 2016, ano inicial da série, quando apenas 66,1% da população havia utilizado a internet. O número cresceu ano a ano e alcançou 88,0%, em 2023, com 164,5 milhões. A maior expansão no uso da internet aconteceu na região Norte do Brasil, que saltou de 82,4% para 85,3%.
Ainda que os idosos sejam o grupo populacional que menos acessa a internet, Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa do IBGE, afirma que o crescimento da proporção de idosos adaptados a tecnologia é expressivo. “A internet tem sido cada vez mais importante no cotidiano da sociedade. E essa população pode estar em parte sendo estimulada a rede por necessidade”, disse à CNN.
Os números apontam que o percentual de pessoas que não utilizaram a internet devido ao serviço de acesso à Internet não estar disponível nos locais que costumavam frequentar era mais elevado na região Norte (7,6%). Esse motivo também foi mais visto na área área rural (6,4%), em comparação com a área urbana (1,2%).
A análise ainda considerou a faixa etária dos não usuários e mostrou que, para a população de 60 anos ou mais, o principal motivo foi o de não saber utilizar a internet (66,0%), enquanto para pessoas de 10 a 13 anos (o segundo grupo etário mais numeroso entre as pessoas que não utilizaram a internet), os motivos mais frequentes foram a falta de necessidade (30,3%) e a preocupação com privacidade ou segurança (19,3%). Já entre os mais jovens, a razão mais citada envolve questões econômicas. Para o pesquisador, o perfil mostra que a idade pode indicar dificuldada de se integrar à tecnologia, assim como a instrução da população.
Os dados mostraram que o uso da internet está ligado a instrução e escolaridade dos usuários. Pessoas sem instrução (44,4%) apresentaram um percentual de uso da Internet inferior ao dos demais grupos de escolaridade. Os maiores percentuais foram estimados para as pessoas com ensino superior incompleto (98,3%) e com superior completo (97,6%).
Brasileiro está mais tempo na internet
Os números do IBGE mostraram que a população brasileira está cada vez mais conectada. Entre os adeptos da tecnologia, 94,3% usavam a internet de forma habitual todos os dias — crescimento do porcentual quase absoluto do ano anterior, quando cerca de 93% da população fazia uso diário. Em 2023, 2,3% utilizavam quase todos os dias e 2,7%, de uma a quatro vezes por semana.
Em 2023, o telefone móvel celular (98,8%) foi a principal forma de acessar a internet, seguido pela televisão (49,8%), microcomputador (34,2%) e pelo tablet (7,6%). Entre 2022 e 2023, houve aumento de pessoas que utilizaram a televisão para acessar a Internet (com crescimento de 2,3 p.p.) e redução do uso do microcomputador (com redução de 1,3%).
Já entre a finalidade do uso da rede, as conversas por chamadas de voz ou vídeo foram mais relatadas, com 94,6% dos usuários em 2023. A segunda finalidade mais citada de uso da Internet foi enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (91,1%). Na sequência, estão assistir vídeos inclusive programas, séries e filmes (87,6%); usar redes sociais (83,5%); ouvir músicas, rádio ou podcast (82,4%); ler jornais, notícias, livros ou revistas pela Internet (69,0%); acessar bancos ou outras instituições financeiras (66,7%); e enviar ou receber e-mails (60,5%).
O uso da Internet para acessar bancos ou outras instituições financeiras foi o que mais cresceu nos último ano, com aumento de 6,6% e o uso para ler jornais, notícias, livros ou revistas, o que mais caiu, com redução de 3,3%.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15