Nossa Gente
Livro traz história dos ‘pioneiros’ ao longo dos 50 anos de Sinop
Publicação reúne biografias de pessoas que deram sua contribuição ao longo das 5 décadas
Geral | 25 de Setembro de 2024 as 11h 32min
Fonte: Redação

Será lançado na noite desta quarta-feira (25), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, o livro “Sinop 50 Anos, A História de Nossa Gente”. A publicação integra o projeto multiplataforma realizado pela Editora Fator MT para comemorar as 5 décadas de fundação do município. Além do livro, a empresa produziu ao longo do último ano uma coleção de vídeo-biografias e um Museu Virtual, com uma linha do tempo que mostra os principais acontecimentos de Sinop ano a ano, da década de 70 até 2024.
A proposta do projeto foi narrar, registrar e preservar a história dos 50 anos de Sinop a partir da óptica de seus agentes. É o que explica o diretor da Fator MT, Luciano Monteiro. A premissa foi reconhecer a relevância das pessoas que se estabeleceram em Sinop e deram sua contribuição para a estruturação da cidade, seja no começo da história ou nos anos mais recentes. “Nos últimos 15 anos, a população de Sinop duplicou. Isso nos faz refletir que mais da metade da cidade é relativamente recente. Por isso, ao abordar os 50 anos de Sinop, precisamos entender a importância dos pioneiros, que construíram os alicerces de Sinop, mas também dos desbravadores modernos, que mantiveram o movimento de progresso”, explicou Luciano.
O livro, que será lançado nesta quarta-feira, foi escrito pelo jornalista Jamerson Miléski, com a colaboração dos jornalistas João de Melo Vasconcelos Neto, José Roberto Gonçalves, Valmir Faria e Vilmar Kaiser. O projeto gráfico é do designer Maike Vanni e arte das capas foi elaborada por Ana Vitória Vian.
A publicação reúne uma coleção de 100 biografias, distribuídas em 5 livros, um para cada década da existência de Sinop. A obra tem 832 páginas. As personalidades biografas estão no livro referente a década em que se estabeleceram no município. Cada volume tem uma ilustração temática e as 5 obras estão dispostas em um box, cuja ilustração foi elaborada pela artista plástica sinopense, Mari Bueno. “Ao escrever as biografias tratei de narrar não apenas a existência dessa pessoa em Sinop, mas também a sua vida pretérita. Embora muitos tenham escolhido a cidade como seu ponto de partida, entendo que ninguém chegou ‘vazio’ em Sinop. Cada ser humano veio com uma carga, de conhecimento, de valores, experiências ou ambições e esses traços de personalidades tão bem identificados nessas biografias são a argamassa que uniu as pedras de fundação dessa cidade”, comenta o autor do livro, Jamerson Miléski.
Durante a solenidade desta quarta-feira, as 100 pessoas, famílias e empresas que participaram do projeto irão receber um exemplar do Livro e serão homenageadas com uma medalha de honra. A Fator MT disponibilizará algumas edições para venda. As reservas do Livro Sinop 50 Anos, A História de Nossa Gente podem ser feitas através do telefone (66) 9 9603-7536.
Notícias dos Poderes
Mérito Lojista 2025 celebra a força do comércio de Sinop
29 de Setembro de 2025 as 16h51Ciclista idoso morre atropelado em rodovia e motorista foge
A vítima foi arremessada para um riacho e morreu na hora; o condutor do carro não foi encontrado
29 de Setembro de 2025 as 15h53GRAN lança o SAVIA, novo marco da verticalização em Sinop
O SAVIA nasce para transformar o modo de viver em Sinop, criando um novo legado urbano.
29 de Setembro de 2025 as 15h40Sérgio Ricardo anuncia censo do TCE-MT para mapear realidade dos municípios
29 de Setembro de 2025 as 14h04Uso indevido do fogo em propriedades rurais gera R$ 205 milhões em multas em MT
29 de Setembro de 2025 as 13h57Cuiabana conquista o 3º lugar em concurso de miss trans na Tailândia
Isabelle Castro representou o Brasil pela primeira vez no evento e disputou com outras 10 candidatas
29 de Setembro de 2025 as 10h56Pecuarista invade terra indígena de MT para criar gado e abastecer exportações da JBS à União Europeia, diz ONG
O Greenpeace diz que Mauro Fernando Schaedler cria gado ilegalmente na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o rebanho é vendido a frigoríficos da JBS. A empresa nega irregularidades
29 de Setembro de 2025 as 10h48Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
Município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal
29 de Setembro de 2025 as 09h35