Prestígio
Juiz lotado em Sinop é indicado para o Supremo
Associação dos Magistrados escolhe Mirko Giannotte como o nome da entidade para o STF
Geral | 26 de Abril de 2021 as 19h 03min

O juiz titular da 6ª vara da Comarca de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte acaba de entrar para o rol dos juristas capazes de integrar a mais alta instância do poder judiciário brasileiro. O magistrado passou a ser cotado para assumir a vaga de do ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal.
Mirko é o nome indicado pela Anamages (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) – entidade que o juiz integra como conselheiro e vice-presidente de assuntos legislativos há 6 anos. Neste domingo (25), o presidente da Anamages, o juiz Magid Nauef Láuar, assinou um artigo apontando formalmente Mirko como o único nome que a entidade sugere para assumir a vaga do ministro que deve se aposentar nos próximos meses. “A Anamages defende que a indicação presidencial deverá recair no nome de magistrado componente da Justiça dos Estados da Federação, para que a Suprema Corte possa ter entre seus integrantes um julgador preparado, conhecedor da realidade jurisdicional. Nos quadros da magistratura estadual há Colegas experientes para essa importante missão de interpretação da Constituição, sendo certo que nos próprios quadros da Anamages muitos possuem capacidade técnica, currículo e experiência judicante para compor honrosamente o STF... Neste sentido, entre alguns nomes que despontam na sucessão referenciada, contemplamos, até aqui, o apoio ao nome do Juiz de Direito Mirko Vincenzo Giannotte”, relata a publicação do presidente da entidade.
A Anamages reúne mais de 1,2 mil juízes. A AMAM (Associação Mato-Grossense dos Magistrados), também referendou a indicação. O presidente da entidade, juiz Tiago Abreu, ressaltou a importância da mais alta corte do país, poder contar com a possibilidade de conter em seus quadros, um representante da magistratura estadual. “Dada a experiência, os magistrados estaduais possuem uma visão profunda e realista dos problemas dos jurisdicionados. Experiência essa que certamente contribuiria ao trabalho”, ponderou.
A aposentadoria de Marco Aurélio Mello está agendada para 5 de julho de 2021, e a nomeação é uma atribuição do presidente Jair Bolsonaro.
Estofo
Mirko formou-se em Direito na Universidade de Alfenas/MG em 1995. Ele atuou como advogado durante 9 anos e foi professor em faculdades de Direito de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Rondonópolis e Sinop. Tornou-se juiz em 2003, quando passou no concurso para o cargo.
Ao longo da sua carreira como funcionário público do judiciário, Mirko foi diretor de quase todas as comarcas que jurisdicionou (Porto dos Gaúchos, Colíder, Diamantino e Sinop). Ele atuou como juiz eleitoral, criminal e da Fazenda.
Sua formação academia inclui uma especialização em Direito Constitucional Eleitoral pela UNB, uma pós-graduação (MBA) em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, e um doutorando em Direito pela Universidad Católica de Santa Fé, na Argentina. No momento ele cursa uma pós, também pela FGV, em Administração Pública.
Na Anamages foi vice-presidente em Assuntos Legislativos entre 2011 à 2016. Entre 2017 e 2020 foi o vice-presidente da Região Centro-Oeste.
No Mato Grosso possui condecorações como títulos de cidadão e moções de aplauso conferidos pelas Câmaras municipais das cidades onde atuou.
Notícias dos Poderes
Fim da exigência de autoescolas ameaça 300 mil empregos; entenda a discussão
Ministro dos transportes, Renan Filho, acenou para possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH, o que pode ocasionar o fechamento de autoescolas
25 de Agosto de 2025 as 07h01EUA passam a exigir redes sociais no modo ‘público’ para conceder vistos
De acordo com a Embaixada nos EUA, solicitantes de visto tipo F, M e J, ou seja, de estudantes e intercambistas, não deverão ter redes sociais de forma privada
24 de Agosto de 2025 as 20h56Juiz determina perícia contábil para investigar contas de associação
A ação acusa questiona a transparência da gestão; entidade se defende, mas terá que disponibilizar material para análise judicial
25 de Agosto de 2025 as 07h15Jovem de Mato Grosso é vice-campeã no BT 100 de Sinop
24 de Agosto de 2025 as 16h33Tenista de 66 anos passa mal durante torneio e morre em hospital de Cuiabá
Atleta chegou a ser reanimado, mas não resistiu
24 de Agosto de 2025 as 14h22Justiça do Paraná autoriza transfusão de sangue em bebê após pais recusarem procedimento por motivos religiosos
Segundo Tribunal de Justiça, bebê de três meses tem síndrome de Down, cardiopatia congênita e está internado com dengue grave e sepse
22 de Agosto de 2025 as 19h13Governo de MT publica edital para concurso da PGE com 15 vagas para Procurador do Estado
Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pela execução das provas; inscrições começam no dia 4 de setembro
22 de Agosto de 2025 as 18h04