MT na lista
Inmet emite alerta de tempestade com ventos de até 100km por hora e granizo em 16 estados
Instituto emitiu alertas de perigo, perigo potencial e para tempestades
Geral | 07 de Novembro de 2024 as 17h 33min
Fonte: Unica News

Os alertas para chuvas intensas e tempestades seguem ativos ao longo desta semana na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal permanecem sob aviso nesta quinta-feira. As chuvas voltam a atingir o Sul, onde o aviso é de "Perigo", e a previsão indica tempestades de até 100 mm/dia, com ventos fortes que podem atingir entre 60 km/h e 100 km/h. São Paulo também está sob alerta de tempestades.
O alerta laranja significa "Perigo" para chuvas intensas e tempestades nesta quinta-feira. Os estados atingidos podem apresentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nestas áreas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Serão afetados: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
O alerta de tempestade, com risco de queda de granizo, chuvas de até 100mm/dia, e ventos de 100 km/h, atinge o sul do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Já o alerta amarelo mostra "perigo potencial", mas também indica chuvas intensas. Os estados podem esperar chuva de até 50mm/dia e ventos de até 60 km/h. Serão afetados: Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, e o Distrito Federal.
O Inmet também alerta para o risco de queda de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e possíveis descargas. Em caso de rajadas de vento nos próximos dias, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao perigo de raios, além de não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada.
Novembro sem La Niña
Segundo o Climatempo, novembro marca um grande aumento dos volumes médios de precipitação sobre o Brasil. Com algumas exceções na Região Norte e também em grande parte do Nordeste, a média de precipitação em novembro supera os 140 mm. A média de precipitação supera os 180 mm em praticamente toda a Região Sul do Brasil, na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, e também em Rondônia, no Acre, no Amazonas, no extremo sul do Pará e no Tocantins.
No Nordeste, novembro marca o retorno das chuvas regulares no sul do Maranhão e do Piauí e no oeste e sul da Bahia. No entanto, na maior parte da região, novembro ainda é um mês de tempo seco e muito calor, sendo comum que as temperaturas ultrapassem os 40°C no interior dos estados.
Embora o fenômeno La Niña ainda não esteja tecnicamente configurado, a porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial, próximo à costa do Peru, tem apresentado temperaturas ligeiramente abaixo da média nos últimos dois meses.
Mesmo sem um La Niña definido, esse resfriamento do Pacífico na costa peruana deve influenciar as chuvas e a temperatura em novembro no Brasil.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
MP pede relatórios sobre situação da Usina de Colíder
Órgão solicitou informações referente a segurança e aos impactos ambientais
19 de Agosto de 2025 as 17h10Sem análise completa, TCE deve barrar volta de descontos dos consignados em MT
Durante a reunião, Janaina reforçou o apelo da Assembleia para que nenhum desconto em folha seja retomado enquanto os contratos não forem integralmente auditados
19 de Agosto de 2025 as 14h49Sérgio Ricardo destaca suspensão da Moratória da Soja pelo Cade e reforça atuação do TCE-MT sobre o tema
Em nota técnica assinada nesta segunda-feira (18), o Cade acusou 30 exportadoras de formação de cartel e duas associações representativas de indução à conduta uniforme
19 de Agosto de 2025 as 14h15Prefeitura prorroga até 15 de setembro prazo para adesão ao mutirão de renegociação fiscal
19 de Agosto de 2025 as 13h57Sinop participa e apresenta 6 propostas na etapa estadual da Conferência das Cidades
19 de Agosto de 2025 as 13h45Veja vídeos:Incêndio é registrado em supermercado no município de Nova Monte Verde
19 de Agosto de 2025 as 13h39Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT
Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do prazo para defesa ou recurso
19 de Agosto de 2025 as 10h32Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Multa diária de R$ 50 mil é fixada por radar inoperante
19 de Agosto de 2025 as 10h26