Mudança nos relógios
Horário de verão só será retomado se for 'imprescindível', diz ministro
Alexandre Silveira afirma que a decisão sobre a mudança deve ser tomada até semana que vem e que os setores estratégicos já foram avisados
Geral | 09 de Outubro de 2024 as 10h 18min
Fonte: CNN Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse na última terça-feira (8) que a decisão sobre a volta do horário de verão será tomada até semana que vem. Segundo Silveira, a mudança nos relógios só será implementada se for imprescindível.
“Não podemos passar dessa decisão na semana que vem. Novembro é o mês que mais precisa do horário de verão. Se tivermos que optar por essa política, que é uma política importante, temos que decretá-la até no máximo semana que vem, com período de 15 a 20 dias para ser implementada”, disse a jornalistas.
Alexandre Silveira disse que já conversou com todas as empresas aéreas e companhias de outros setores estratégicos sobre a possibilidade da volta do horário de verão. O ministro afirmou que aguarda o volume das chuvas previstas em outubro para decidir sobre a mudança nos relógios.
“Isso que eu estou fazendo é celeridade, equilíbrio e diálogo para que a gente só faça na imprescindibilidade”, disse.
“Se não for imprescindível, nós vamos esperar o período chuvoso. Se após o período chuvoso, os reservatórios estiverem restabelecidos a altura, a gente entra no ano que vem com maior tranquilidade. Senão, a gente já entra no ano que vem com previsibilidade para o horário de verão”, completou.
O ministro afirmou também que o fim do horário de verão em 2019 foi uma decisão tomada “irresponsavelmente”. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou o fim da política após estudos realizados pelo governo indicarem que a medida não estava gerando economia de energia significativa que justificasse a sua manutenção.
Silveira disse que iria participar na terça-feira (8) de uma reunião da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para debater o tema.
“Nós estamos tomando muito cuidado porque tem impactos na economia, em alguns setores, positivo, e em outros nem tanto. Não podemos simplesmente lançar mão de uma política que vai mexer literalmente na vida de todos os brasileiros, sem completa necessidade”, afirmou.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43