Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Segurança

Governo de MT anuncia plano para melhorar segurança em presídios

Segundo o governo, primeiro passo é ampliar número de vagas nas unidades.

Geral | 17 de Janeiro de 2017 as 10h 02min
Fonte: G1 MT

O governo de Mato Grosso anunciou nesta segunda-feira (16) um plano emergencial para melhorar a segurança nos 55 presídios do estado. O documento deve ser apresentado em reunião em Brasília na terça-feira (17). O plano é composto de 12 ações de emergência que devem implantadas nos próximos meses. O primeiro objetivo, segundo o governo, é ampliar o número de vagas para solucionar o problema da superlotação.

Além do número de vagas, o governo deve adquirir um sistema para integrar informações sobre os detentos. Segundo o governo, das 55 unidades prisionais, seis abrigam 50% da população carcerária. Ainda dentro do plano, os servidores dos presídios também devem receber um “aprimoramento profissional”.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), há a previsão do aumento de mil vagas no presídio, a construção de uma penitenciária para jovens e duas unidades femininas, em sapezal e Campo Novo do Parecis, a 473 km e 397 km de Cuiabá, respectivamente.

Na sexta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o desembargado Rui Ramos, afirmou que o estado não corre risco de rebeliões nas unidades prisionais.

Segundo o presidente do TJMT, desde o ano passado o órgão começou a realizar estudos e levantamentos para dar celeridade aos processos e evitar as superlotações. Rui afirma que as condições dentro dos presídios têm melhorado.