Em parceria
Governo dá ordem de serviço para retomada de transplantes de rim em MT
Próximo passo é a realização de avaliações clínicas de pacientes e a construção da lista única de pessoas aptas para o transplante renal no Estado
Geral | 02 de Setembro de 2024 as 17h 35min
Fonte: Ana Lazarini | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu, nesta segunda-feira (02.09), a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso pelo Hospital São Mateus, localizado em Cuiabá. A unidade foi credenciada por meio do Chamamento Público nº 002/2024.
Após a ordem de serviço, o próximo passo é a realização de avaliações clínicas de pacientes e a construção da lista única de pessoas aptas para o transplante renal no Estado.
“A reativação desse serviço é mais uma boa notícia para a Saúde em Mato Grosso. Vivi isso na pele e tive a benção de ser compatível e poder doar o rim para a minha esposa. É uma imensa alegria saber que muitos mato-grossenses, especialmente aqueles que não possuem recursos financeiros, também poderão salvar vidas e ter suas vidas salvas com a disponibilidade do transplante aqui no nosso Estado”, avaliou o governador Mauro Mendes.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, trabalhou junto com o secretário Gilberto Figueiredo para que as cirurgias fossem retomadas no Estado.
“A assinatura deste contrato marca um passo decisivo para Mato Grosso e para todos os cidadãos que esperam por uma nova chance de vida. Eu vivi a angústia e a esperança de um transplante. Em 2014, tive a bênção de receber um rim do meu marido, em um gesto de amor que mudou a minha vida para sempre. Saber que mais famílias terão a oportunidade de passar por esse processo com o suporte necessário, sem precisar sair de Mato Grosso, nos conforta. Deus abençoe todas as pessoas envolvidas, especialmente o secretário Gilberto Figueiredo e sua equipe, esse era um desejo do meu coração”, declarou a primeira-dama.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também destacou que a atual gestão trabalhou intensamente para a retomada dos transplantes de rim no Estado, pois entende essa demanda com uma prioridade.
“A atual gestão do Governo é liderada por um doador de rim, o governador Mauro Mendes, e por uma primeira-dama que passou pelo transplante, Virginia Mendes. Entendemos a relevância deste serviço e como ele pode salvar vidas. Estamos contentes de poder efetivar um novo contrato para restabelecer o transplante de rim no Estado, mas também entendemos que esse é só o primeiro passo para a efetiva retomada dos transplantes”, destacou o gestor.
Já a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, esclarece que os transplantes só poderão ser realizados após a organização de um novo fluxo local e o cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde.
“Com a assinatura do contrato, a equipe transplantadora dará início às avaliações clínicas dos pacientes e, considerando o protocolo estabelecido para o preparo desses pacientes para realização do transplante renal, estimamos que no período de 2 a 3 meses será possível a realização do primeiro transplante renal junto ao Hospital São Mateus”, informou.
Atualmente, há cerca de 2 mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise em Mato Grosso. A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal.
Contudo, o número só será exato após a avaliação clínica dos pacientes e a realização do protocolo por parte da equipe transplantadora do Hospital São Mateus.
“Acabamos de realizar uma contratualização do Governo do Estado para a realização dos transplantes de rim em nosso serviço. A partir de agora, o Hospital São Mateus, em parceria com o Governo, retomará as atividades aqui dentro do Estado de Mato Grosso. Isso é muito importante para a nossa população e abrirá o portfólio para que novas equipes se credenciem em outros tipos de transplante”, acrescentou o médico nefrologista e diretor técnico do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi.
Também participaram da assinatura da ordem de serviço a secretária adjunta executiva, Kelluby Oliveira; o secretário adjunto de Aquisições e Contratos, Anderson Martins; a superintendente de regulação, Josied Cunha; a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva; a diretora geral do Hospital São Mateus, Marilda de Souza Venzel e a assistente social do hospital, Adriana Borges.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34