OAB-MT
Gisela afasta seis advogados cautelarmente, mas ignora pedido contra coordenador de campanha
Geral | 27 de Setembro de 2024 as 10h 32min
Fonte: Da Redação

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso, Gisela Cardoso, foi cobrada durante reunião do Conselho Estadual, nesta quinta-feira (26), optou por não dar uma resposta definitiva do assunto sobre o pedido de suspensão cautelar do conselheiro estadual Reinaldo Ortigara, acusado de violência de gênero contra advogadas da entidade. A representação contra o advogado foi assinada por mais de 50 advogadas e protocolada na sexta-feira (20).
Ocorre que em outubro do ano passado, com base no poder geral de cautela, prerrogativa privativa da presidente invocada na atual representação, ela afastou de maneira cautelar do exercício profissional seis advogados. Agora ela segue sem dar uma resposta, apesar de já ter sido cobrada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O assunto veio à tona após a presidente da subseção de Sinop, Xênia Guerra, ter cobrado uma ação por parte da Gisela, que se omite sobre as ações do conselheiro, que atualmente é um dos coordenadores da campanha da presidente da seccional à reeleição. O tema ganhou repercussão na imprensa nacional, tendo sido publicado em veículos como O Globo, Jovem Pan, Istoé e UOL.
Além do pedido da suspensão cautelar de Ortigara, desde março tramita outra representação contra o conselheiro, mas sem avançar dentro da Ordem. No entanto, mesmo assim, o advogado é acusado de continuar a agredir mulheres tanto em grupos, quanto em conversas no privado, ignorando qualquer ação contra ele.
Segue trecho da decisão
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43