Investigação
Gaeco denuncia 14 pessoas por envolvimento com facção criminosa e lavagem de dinheiro em casas noturnas de Cuiabá
A denúncia é resultado da Operação Ragnatela, que identificou que os suspeitos participavam da gestão das casas noturnas custeadas por uma facção criminosa em conjunto com um grupo de promotores de eventos
Geral | 16 de Julho de 2024 as 21h 19min
Fonte: Redação G1-MT
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) denunciou 14 pessoas investigadas na Operação Ragnatela. Conforme o Ministério Público, todos os alvos da denúncia teriam envolvimento o Comando Vermelho na realização de shows em casas noturnas de Cuiabá. O objetivo do grupo era a lavagem de dinheiro em benefício da facção criminosa.
A denúncia é assinada pelo promotor de Justiça Adriano Roberto Alves. “Apurou-se no Inquérito Policial que, os denunciados utilizam-se de casas noturnas para a realização de eventos musicais do estilo ‘funk’, através de um grupo de promoters autodenominado G12, o qual possui ligação direta com lideranças do Comando Vermelho, e que tais eventos são intermediados junto a vereadores e assessor da Câmara Municipal de Cuiabá”, destacou.
Conforme a denúncia do Ministério Público, o grupo realizava os shows nas casas noturnas que teriam sido adquiridas com dinheiro do tráfico de drogas, sendo elas: Dallas Bar Eireli, Strick Pub Bistro e Restaurante Ltda, Restaurante e Peixaria Mangueira Ltda e Espaço de Eventos Complexo Beira Rio.
O Ministério Público denunciou os 14 envolvidos pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, sendo que cinco também foram denunciados pelo crime de corrupção ativa.
Foram denunciados: Ana Cristina Brauna Freitas, Agner Luiz Pereira de Oliveira Soares, Clawilson Almeida Lacava, Elzyo Jardel Xavier Pires, Joanilson de Lima Oliveira, Joadir Alves Gonçalves, João Lennon Arruda de Souza, Kamilla Beretta Bertoni, Lauriano Silva Gomes da Cruz, Matheus Araujo Barbosa, Rafael Piaia Pael, Rodrigo de Souza Leal, Willian Aparecido da Costa Pereira, e Wilson Carlos da Costa.
O vereador Paulo Henrique, que também foi um dos alvos da operação não foi denunciado pelo Ministério Público.
Operação Ragnatela
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) cumpriu oito ordens de prisões preventivas, 36 de buscas e apreensões, nove sequestros de bens imóveis e 13 de veículos; e ainda duas ordens de afastamento de cargos públicos (policial penal e fiscal da prefeitura), quatro suspensões de atividades (casa de shows) e bloqueios de contas bancárias.
A investigação da Ficco-MT identificou que criminosos teriam adquirido uma casa noturna em Cuiabá, pelo valor de R$ 800 mil, pagos em dinheiro, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeado pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promotores de eventos.
Entenda o caso
Mais de 40 mandados de prisão e busca foram cumpridos durante a Operação Ragnatela, contra suspeitos de integrar a maior facção criminosa de Mato Grosso, responsável por promover shows nacionais e lavar dinheiro em casas noturnas de Cuiabá.
Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, em Mato Grosso e no Rio de Janeiro, além do sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias, afastamento de servidores de cargos públicos e suspensão de atividades comerciais.
As investigações identificaram que os criminosos participavam da gestão das casas noturnas e, com isso, o grupo passou a realizar shows de cantores nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.
Notícias dos Poderes
Bombeiros localizam corpo de jovem que se afogou no rio Teles Pires em Sinop
Vítima tentava atravessar rio quando barco virou
12 de Dezembro de 2024 as 10h22Mauro exonera diretor do Hospital Regional de Cáceres e nomeia substituta
Onair Azevedo Nogueira chegou a ser preso no último dia 6, durante a Operação Panaceia
11 de Dezembro de 2024 as 22h14Menor de 14 anos pega S10 do pai e a destroi em viaduto
Garoto foi levado para hospital particular.
11 de Dezembro de 2024 as 20h53Cachorro morre eletrocutado ao encostar em fio de luz caído em calçada
Tutores não foram localizados
11 de Dezembro de 2024 as 20h46Justiça manda diplomar prefeito eleito, mas mantém investigação de caixa 2
Aliado de Alei foi preso com R$ 300 mil em caminhonete
11 de Dezembro de 2024 as 19h17CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26