Mudanças climáticas
Fumaça sobre o Brasil é vista por satélite da Nasa a 1,5 milhão de quilômetros da Terra
Com a seca, país vem sofrendo com a alta de queimadas e suas consequências nas cidades do Norte e do Sul
Geral | 17 de Setembro de 2024 as 08h 45min
Fonte: O Globo

A onda de fogo que atinge o Brasil e outros países da América do Sul pôde ser vista do espaço a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Imagens produzidas neste domingo pelo satélite da Nasa Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) mostram a fumaça acumulada no noroeste do país, que se transforma em uma coluna que desce até o litoral de São Paulo e segue pelo Oceano Atlântico.
O satélite, lançado pela NASA em 2015, foi projetado para monitorar tanto o clima espacial quanto o ambiente da Terra. Localizado no ponto de Lagrange 1 (L1), a cerca de 1,5 milhões de quilômetros da Terra, entre o nosso planeta e o Sol, o DSCOVR oferece uma perspectiva única para observar a interação entre o Sol e a Terra. Este ponto está em equilíbrio gravitacional, permitindo que o satélite mantenha uma posição estável para observações contínuas.
A partir da seca, o Brasil vem sofrendo com a alta de queimadas, que leva consequências às cidades do Norte e do Sul. Isso também contribui para o aumento das temperaturas. Além dos municípios do Norte estarem sofrendo com as queimadas da própria Amazônia, os estados do Sul e do Sudeste recebem a fumaça, já que um corredor de vento se desloca do Norte ao Sul do país, no momento.
No final de semana passado, foram registrados 7028 focos de calor no país, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em julho e agosto, o número bateu recorde em diversos locais, inclusive na Amazônia, onde o nível de chuva está abaixo do normal, afetando as bacias hidrográficas e tornando a vegetação mais suscetível ao fogo.
Equipado com uma variedade de instrumentos, o DSCOVR coleta dados essenciais sobre o ambiente espacial e o clima da Terra. O Magnetometer (MAG) e o Plasma Wave Instrument (PWI) medem o campo magnético e as partículas carregadas no vento solar, enquanto os instrumentos EPI-Hi e EPI-Lo monitoram as partículas energéticas. A Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) captura imagens detalhadas da Terra, fornecendo informações sobre a atmosfera e a superfície do planeta.
Os dados coletados pelo DSCOVR são fundamentais para prever tempestades solares e eventos espaciais que podem afetar as comunicações e sistemas de navegação na Terra. Além disso, as imagens da Terra ajudaram a monitorar mudanças climáticas, crescimento da vegetação e cobertura de nuvens, fornecendo insights valiosos sobre o ambiente terrestre. A capacidade do satélite de observar continuamente o Sol e o espaço ao redor da Terra contribui significativamente para a compreensão dos impactos do clima espacial.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15