Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Novo sistema

Fórum de Sinop implanta um dos sistemas mais modernos do país

Geral | 22 de Setembro de 2016 as 15h 37min
Fonte: Anderson Hentges – Nova edição

| Foto: Reprodução

O Fórum de Sinop, acaba de implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe), onde as tramitações processuais ganharam uma atualização, que visa a redução de custos, acesso online aos autos 24 horas por dia, sustentabilidade, segurança e agilidade.

O novo sistema, que irá substituir o Projudi (Processo Judicial Digital), é um dos mais modernos já utilizados pelo Judiciário brasileiro.

Para a juíza diretora, Débora Roberta Pain Caldas, a transformação é algo necessário e inevitável. “Sabemos que haverá diversas melhorias, com alguns pontos a serem aprimorados e queremos contribuir com esse desenvolvimento. Estávamos ansiosos por esta inovação, temos grandes expectativas quanto a obter mais produtividade e oferecer à população um serviço de maior qualidade por meio do PJe”.

O prazo na obrigatoriedade do uso do PJe, é o dia 10 de outubro, porém mais de 17 mil processos já foram transferidos para o novo sistema. Esta nova maneira de armazenamento de dados será utilizada pelo Juizado Especial Cível e nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, mas irá se estender às demais conforme a expansão do sistema.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo da Cunha, a modernização é necessária e com essa atualização é nítida a evolução do Poder Judiciário de Sinop, e quem ganha é a população.

“O mundo hoje é conectado e o Poder Judiciário de Mato Grosso tem que acompanhar esta evolução. O PJe representa a inclusão do Judiciário na era do processo eletrônico, que vai além da automação processual, traz consigo o novo patamar de governança para a efetivação de uma Justiça mais acessível, eficiente e ágil” afirma.

O presidente da 6ª Subseção da OAB/MT de Sinop, Felipe Guerra, também acredita que essa transformação da plataforma trará vantagens a partir do uso da ferramenta. “A construção desse novo modelo de Justiça é um dever de todos que compõem essa estrutura. Os advogados não têm apenas a opção de utilizá-lo, mas a obrigação de saber lidar, se adequar a esta nova realidade que irá favorecer o Judiciário, ele como jurista e o jurisdicionado”.

Atualmente, o novo método está implantado em 113 órgãos julgadores do 1º e 2º Grau, entre Varas Judiciais, Centrais de Mandados, Centrais de Conciliação, Juizados Especiais, Câmaras e Turma Recursa.