Eleições OAB
Ex-presidentes da subseção de Sinop apoiam Xênia Guerra
Geral | 27 de Agosto de 2024 as 09h 26min
Fonte: Da Redação

Sete ex-presidentes da subseção de Sinop Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso apoiam o nome da advogada Xênia Guerra para comandar a entidade no estado. Ela é a atual presidente da instituição no município e defende a paridade entre o interior e a capital na diretoria da OAB-MT.
São eles: Astor Rheinheimer, Fernando Pagliari, Pedro Mendes, Daniel Aguiar, Elpídio Moretti, Soraide Castro e Felipe Guerra.
Um dos entusiastas da ideia de que a seccional possa ser presidida por um representante do interior é Pedro Mendes, que apesar de hoje morar em João Pessoa, ficou feliz com a ideia. “O interior merece essa representatividade e apesar de estar aposentado, faço questão de ir a Sinop exercer o meu direito a voto para garantir essa conquista do interior”, afirmou.
Daniel Aguiar ressaltou o trabalho de Xênia frente à subseção e garantiu apoio à colega. “Nunca teve uma gestão que unisse tanto a advocacia e que fosse feita de fato pensando na subseção de Sinop. E é por isso que hoje a Xênia está colhendo este resultado. Com certeza ela tem meu apoio. Sinop é destaque e isto é reflexo da gestão voltada à advocacia que ela realiza na OAB”, declarou.
Outro que fez questão de falar defender o nome da Xênia para comandar a seccional de Mato Grosso é Fernando Pagliari, que ficou muito feliz com a ideia de uma representante do interior. “Eu apoio sem sombra de dúvidas o nome da Xênia e quem fala que ela será governada é porque não a conhece e não conhece seu trabalho frente à subseção da OAB de Sinop”, reiterou.
Astor Rheinheimer foi o primeiro conselheiro estadual do interior e comemorou a iniciativa de que a seccional possa ter um presidente do interior, ainda mais sendo de Sinop. “Fico feliz porque é Sinop puxando a fila para que a seccional tenha o primeiro presidente do interior e apoio o nome da Xênia para este desafio.
Soraide foi professora de Xênia na faculdade e reconheceu nela uma liderança nata. “Eu tinha certeza de que este seria o próximo passo da Xênia, buscar uma representatividade maior, em outro lugar. Eu fico muito feliz com esta ideia e reconheço na Xênia uma força e uma liderança única para esta caminhada”, anunciou.
Já Elpidio foi além e destacou que a ideia de ter um representante de Sinop à frente da seccional revigora sua energia para dar mais atenção às questões da OAB. “Ter uma pessoa de Sinop à frente desta ação me revigora e ganho até alguns anos a mais de energia para dar atenção às demandas da Ordem, principalmente por ser uma pessoa do interior, alguém que eu já conheço e que de fato representa os interesses da advocacia. Isto revigora não apenas a esperança não apenas na advocacia, mas também na seccional”, enalteceu.
“O nome da Xênia representa a ideia de um projeto novo, integrado entre interior e capital, que vai valorizar as mulheres, os jovens advogados e toda a categoria, além de poder dar também um olhar diferente às demandas antigas que nunca foram enfrentadas pela entidade”, disse Felipe Guerra.
Xênia já conta também com apoio de dezoito presidentes de subseções da OAB-MT. Eles assinaram uma carta de apoio durante o Colégio de Presidentes em Primavera do Leste.
Os presidentes das subseções de Mato Grosso já apresentaram também o pleito da interiorização da OAB ao Conselho Federal, que vai analisar a consulta referente à paridade nos cargos eletivos das seccionais, em especial, a de Mato Grosso, onde 52% dos advogados estão no interior do estado.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34