Memória
Ex-prefeita tenta trazer carcaça de avião histórico para Sinop
Aeronave da Força Aérea Brasileira foi crucial no abastecimento durante a década de 70 e 80
Geral | 17 de Setembro de 2024 as 15h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

Trazer a carcaça de um avião de 60 anos de idade e colocar em uma das praças de Sinop. Essa é a proposta da ex-prefeita e atual senadora, Rosana Martinelli. Na semana que o município completou 50 anos de fundação, Rosana divulgou em suas redes sociais a sua mobilização para conseguir, junto a FAB (Força Aérea Brasileira), um exemplar do Buffalo C-115, com a finalidade de ser um artefato de memória histórica para Sinop.
A articulação conta com o apoio do coronel da Aeronáutica Daniel Garcia, que em 2018 integrava a Esquadrilha da Fumaça durante a apresentação realizada no aniversário de 44 anos de Sinop. Agora Garcia ocupa uma cadeira no Senado Federal e Rosana recorreu ao colega para conseguir a memorabilia.
Fabricados pela empresa canadense Havilland no ano de 1964, os aviões Buffalo C-115 foram adquiridos pela Força Aérea entre 1968 e 1970, quando o país comprou 24 unidades. A aeronave tem 24 metros de comprimento e 29 metros de envergadura (da ponta de uma asa até a outra). O veículo era destinado ao transporte de tropas e cargas, comportando 41 soldados ou 35 paraquedistas, sendo operado por 3 tripulantes.
O Buffalo que ficou registrado na memória dos sinopenses mais antigos pertencia ao Esquadrão Onça, que tem a sua base aérea em Campo Grande (MS). Da capital de Mato Grosso do Sul, a aeronave decolava carregada com casas pré-fabricadas, lotes de ferramentas e até gado. Nos anos mais críticos de chuva, no final da década de 70 e início da década de 80, a aeronave foi crucinal para garantir o abastecimento da população de Sinop e região. Com a BR-163 em condições precárias, que impossibilitavam o trânsito de caminhões, a única comida que chegava ao Norte de Mato Grosso vinha pelos céus, através dos aviões da FAB.
Na década de 80 o modelo Buffalo foi aposentado pelo Esquadrão, que substituiu o equipamento pelo C-95 Bandeirante, utilizado até o ano de 2010, quando uma nova atualização foi feita, com a compra de aeronaves C-105 Amazonas e C-98A Grand Caravan.
A proposta de Rosana é que a memória do “Buffalo provedor” seja eternizada, com a aeronave sendo colocada em uma praça ou um ponto de lazer. Agora os dois senadores vão levar o pleito para a FAB e tentar localizar uma carcaça que tenha resistido ao tempo e aos leilões públicos.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43