Memória
Ex-prefeita tenta trazer carcaça de avião histórico para Sinop
Aeronave da Força Aérea Brasileira foi crucial no abastecimento durante a década de 70 e 80
Geral | 17 de Setembro de 2024 as 15h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

Trazer a carcaça de um avião de 60 anos de idade e colocar em uma das praças de Sinop. Essa é a proposta da ex-prefeita e atual senadora, Rosana Martinelli. Na semana que o município completou 50 anos de fundação, Rosana divulgou em suas redes sociais a sua mobilização para conseguir, junto a FAB (Força Aérea Brasileira), um exemplar do Buffalo C-115, com a finalidade de ser um artefato de memória histórica para Sinop.
A articulação conta com o apoio do coronel da Aeronáutica Daniel Garcia, que em 2018 integrava a Esquadrilha da Fumaça durante a apresentação realizada no aniversário de 44 anos de Sinop. Agora Garcia ocupa uma cadeira no Senado Federal e Rosana recorreu ao colega para conseguir a memorabilia.
Fabricados pela empresa canadense Havilland no ano de 1964, os aviões Buffalo C-115 foram adquiridos pela Força Aérea entre 1968 e 1970, quando o país comprou 24 unidades. A aeronave tem 24 metros de comprimento e 29 metros de envergadura (da ponta de uma asa até a outra). O veículo era destinado ao transporte de tropas e cargas, comportando 41 soldados ou 35 paraquedistas, sendo operado por 3 tripulantes.
O Buffalo que ficou registrado na memória dos sinopenses mais antigos pertencia ao Esquadrão Onça, que tem a sua base aérea em Campo Grande (MS). Da capital de Mato Grosso do Sul, a aeronave decolava carregada com casas pré-fabricadas, lotes de ferramentas e até gado. Nos anos mais críticos de chuva, no final da década de 70 e início da década de 80, a aeronave foi crucinal para garantir o abastecimento da população de Sinop e região. Com a BR-163 em condições precárias, que impossibilitavam o trânsito de caminhões, a única comida que chegava ao Norte de Mato Grosso vinha pelos céus, através dos aviões da FAB.
Na década de 80 o modelo Buffalo foi aposentado pelo Esquadrão, que substituiu o equipamento pelo C-95 Bandeirante, utilizado até o ano de 2010, quando uma nova atualização foi feita, com a compra de aeronaves C-105 Amazonas e C-98A Grand Caravan.
A proposta de Rosana é que a memória do “Buffalo provedor” seja eternizada, com a aeronave sendo colocada em uma praça ou um ponto de lazer. Agora os dois senadores vão levar o pleito para a FAB e tentar localizar uma carcaça que tenha resistido ao tempo e aos leilões públicos.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15