Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 11 de Dezembro de 2024

Menu

Saúde

Especialista explica o que é Broncopneumonia, doença que matou Silvio Santos

Geral | 22 de Agosto de 2024 as 18h 30min
Fonte: Da Redação

Foto: Divulgação

O último sábado (17) ficou marcado pela morte do apresentador Silvio Santos, 93. Após 17 dias internado, Silvio perdeu a batalha para uma broncopneumonia após contrair o vírus da Influenza (H1N1). 

A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, em especial as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A doença pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões, causando inflamação até que a ela se instale no órgão inteiro.

Além disso, a doença pode surgir a partir de outros problemas pulmonares não tratados corretamente, como a covid-19 ou até mesmo a gripe. No caso de Silvio Santos foi exatamente assim: o apresentador contraiu a gripe ainda em julho e precisou ser internado por alguns dias – por conta da idade avançada, Silvio, sua família e a equipe médica optaram pela internação. Poucos dias depois, Silvio recebeu alta, mas no dia 1º de agosto retornou ao hospital, pois o quadro evoluiu para a broncopneumonia.

Assista o vídeo com a explicação do Médico Pneumologista Paulo Quintanilha