Modalidade
Entenda o que levou o governo a manter suspenso o horário de verão
Modalidade poderá retornar em 2025 caso o Executivo reavalie a situação energética no Brasil
Geral | 17 de Outubro de 2024 as 09h 35min
Fonte: Noticias R7
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, na quarta-feira (16), que o horário de verão não vai ser retomado neste ano. No entanto, que, em 2025, a modalidade pode ser reavaliada e, eventualmente, voltar ao calendário.
Conforme Silveira, a decisão foi tomada, pois, neste ano, as medidas de planejamento da pasta garantiram a segurança energética no Brasil. A decisão foi publicizada após uma reunião entre o ministério e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O ministro explicou que, desde 2023, o Brasil não corre risco de desabastecimento de energia. Dessa forma, o retorno do horário de verão este ano serviria para garantir o suprimento energético com menores tarifas ao consumidor. O ministro destacou, contudo, que a modalidade deve ser considerada como política pública.
Apesar do Brasil viver a pior seca dos últimos 70 anos, conforme a pasta, ações planejadas e emergentes do governo garantiram a segurança energética no Brasil, a exemplo da preservação de recursos da bacia do Rio Paraná e a operação no reservatório da Usina de Belo Monte.
Para Silveira, tais medidas pretendem preservar os níveis de reservatório de água para a geração de energia hidráulica para os horários de pico, evitando o despacho das térmicas, que têm custo mais elevado.
Horário de verão pode retornar em 2025
Um relatório apresentado pelo ONS alega que o horário de verão é importante, estrutural e que, em 2025, pode ser adotado para aumentar a segurança do sistema e a modicidade tarifária.
“Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025″, avaliou Silveira. “O horário de verão é uma política com impactos transversais, e a sua aplicação deve ser sempre analisada com cuidado e baseada em dados técnicos, buscando o melhor para o país e para a população.”
O período em que o horário de verão pode retornar também será avaliado no próximo ano. A decisão para manter a suspensão da modalidade foi discutida entre Silveira e setores técnicos da sociedade.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
PC mira investigados por usar revenda de veículos para tráfico de drogas em MT; dono de garagem é preso
A investigação da DRE teve início a partir da apreensão de 210 tabletes de maconha, em junho deste ano
12 de Dezembro de 2024 as 23h34Sorteio do Nota MT contempla 1.010 consumidores; prêmios de R$ 100 mil vão para o interior do estado
Último sorteio do Nota MT de 2024, realizado no centro de Cuiabá, distribuiu R$ 900 mil em prêmios
12 de Dezembro de 2024 as 16h20Policial penal é flagrado com celulares escondidos em caixa de bombom
Polícia faz operação contra grupo que ordenou homicídios e extorsões. Três criminosos que já estão presos serão colocados em regime disciplinar diferenciado
12 de Dezembro de 2024 as 15h17Bebê morre após ser atingida por placa de trânsito em Cuiabá
Condutora de carro perdeu controle e atingiu uma placa, que caiu sobre duas crianças
12 de Dezembro de 2024 as 14h57Concurso da Embrapa oferece 43 vagas para Sinop (MT)
12 de Dezembro de 2024 as 14h39Câmara dos Deputados aprova castração química para pedófilos
Texto segue para Senado
12 de Dezembro de 2024 as 14h10DHPP cumpre mandados contra faccionados que decapitaram cantora 'trans' em Sinop
Segundo as investigações, cantora foi jurada de morte após cometer a prática conhecida no crime como “cabritagem”.
12 de Dezembro de 2024 as 13h12