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Energia Elétrica e telecomunicações são as principais reclamações no Procon-MT

Geral | 07 de Julho de 2015 as 08h 16min
Fonte: GC Notícias com Assessoria

Em junho deste ano, foram registrados 689 atendimentos na categoria “Energia elétrica”, tornando essa categoria líder do ranking de reclamações. Foram 4.074 atendimentos no Procon Estadual em junho de 2015, de acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e o site do Procon.

O Sindec registrou 2.907 atendimentos, sendo que o setor de “Serviços Essenciais” ocupa o primeiro lugar, com 1.487 em reclamações. O líder do setor é “Energia Elétrica”, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 376 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 292 reclamações.
Com 463 reclamações, o setor “Produtos” ficou em segundo lugar, registrando 91 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc), 50 para “Internet” e 47 para “Eletroeletrônico Importado”. Já o setor “Assuntos Financeiros” está em terceiro lugar no ranking com 454 atendimentos, sendo 136 para a categoria “Banco Comercial”, 86 para “Cartão de Crédito” e 69 procedimentos para “Financeira”.
A área de “Serviços Privados” registrou 374 atendimentos, ocupando a quarta posição no ranking. Destes, foram 155 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 43 para “Informática” e 30 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).
O quinto lugar ficou com o setor “Alimentos”, que registrou 58 reclamações, sendo nove para “Leite e derivados”, seis para “Refrigerantes” e seis para “Supermercado”, que ficaram empatadas. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 41 reclamações. Na última posição está “Saúde”, com 30 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 1.167 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 758 registros. Em segundo lugar estão os “Produtos de Telefonia e Informática”, com 227 reclamações; em terceiro lugar “Serviços Financeiros”, com 127 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 23 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 18 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com quatro reclamações. A plataforma também registrou duas reclamações para a área “Água, Energia e Gás”, enquanto que as categorias “Turismo/Viagens” e “Educação” tiveram uma reclamação cada.

Em junho deste ano, foram registrados 689 atendimentos na categoria “Energia elétrica”, tornando essa categoria líder do ranking de reclamações. Foram 4.074 atendimentos no Procon Estadual em junho de 2015, de acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e o site do Procon.

O Sindec registrou 2.907 atendimentos, sendo que o setor de “Serviços Essenciais” ocupa o primeiro lugar, com 1.487 em reclamações. O líder do setor é “Energia Elétrica”, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 376 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 292 reclamações.

Com 463 reclamações, o setor “Produtos” ficou em segundo lugar, registrando 91 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc), 50 para “Internet” e 47 para “Eletroeletrônico Importado”. Já o setor “Assuntos Financeiros” está em terceiro lugar no ranking com 454 atendimentos, sendo 136 para a categoria “Banco Comercial”, 86 para “Cartão de Crédito” e 69 procedimentos para “Financeira”.

A área de “Serviços Privados” registrou 374 atendimentos, ocupando a quarta posição no ranking. Destes, foram 155 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 43 para “Informática” e 30 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

O quinto lugar ficou com o setor “Alimentos”, que registrou 58 reclamações, sendo nove para “Leite e derivados”, seis para “Refrigerantes” e seis para “Supermercado”, que ficaram empatadas. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 41 reclamações. Na última posição está “Saúde”, com 30 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 1.167 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 758 registros. Em segundo lugar estão os “Produtos de Telefonia e Informática”, com 227 reclamações; em terceiro lugar “Serviços Financeiros”, com 127 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 23 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 18 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com quatro reclamações. A plataforma também registrou duas reclamações para a área “Água, Energia e Gás”, enquanto que as categorias “Turismo/Viagens” e “Educação” tiveram uma reclamação cada.