Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Tapurah

Empresas do Nortão patrocinam arte sacra em igreja

Cerca de R$ 900 mil devem ser investidos no templo religioso

Geral | 19 de Setembro de 2019 as 11h 20min
Fonte: Redação com Assessoria

A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Tapurah, está sendo reformada. O templo religioso receberá vitrais figurativos, painéis com pintura, uma rosácea, cruz de vidro e quinze painéis em mosaico com as estações da via sacra. As obras fazem parte da exposição permanente Cores de Nossa Senhora Aparecida, da artista plástica de Sinop, Mari Bueno.

Aprovado na Lei de incentivo à cultura - Lei Rouanet - o projeto foi elaborado pela Ação Cultural. O projeto está orçado em cerca de R$ 900 mil. O orçamento é viabilizado com doações de pessoas físicas e empresas, que podem dedicar um percentual do seu Imposto de Renda para financiar o projeto.

Na primeira etapa, iniciada em 2018, criou-se as obras do presbitério, com vários elementos pesquisados e concebidos por meio de pinturas e aplicação de mosaicos. O cristo ao centro, é uma releitura do pantocrator, imagem antiga dentro da tradição cristã e todas as cores e símbolos voltada para a história da paróquia e sua padroeira que é Nossa Senhora Aparecida.

Mari explica que as folhas remetem a Cristo, a árvore da vida e também a história do município que é voltada para agricultura, que sustenta as famílias dessa comunidade, o peixe e a rede, simbolizam Cristo, pescador de homens, tudo a serviço da liturgia. “Finalizamos essa etapa com a colocação dos mosaicos no presbitério e agora, entre novembro e dezembro, iniciaremos a terceira etapa com a instalação dos vitrais, que abrangem as portas, janelas e na parte externa a rosácea e a cruz, mas pra isso se concretizar precisamos que as empresas e as pessoas físicas que já doaram continuem doando parte do seu imposto de renda”, conclama Padre Paulo Muller, pároco responsável pela igreja.

Até o momento o projeto conseguiu o patrocínio das empresas: Agrobaggio - John Deere, Gold da Araguaia Agrícola - Case, Patrocínio Standart da Amazônia Máquinas - New Holland, Martinello, Del Moro, Agritama - Agriterra, Postos Trevão, Comercial Mariano, Dipagro e Via Norte Veículos.