Jogos onlines
Empresário relata como filho de 8 anos gastou R$ 40 mil em jogos e recuperou o dinheiro
Geral | 26 de Setembro de 2024 as 20h 02min
Fonte: Revista Crescer
O empresário Gustavo de Freitas Moraes, de 28 anos, de Osasco, São Paulo, chocou a web ao compartilhar que seu filho de 8 anos, que também se chama Gustavo, gastou quase 40 mil reais em jogos online, como Roblox e FreeFire, em apenas três dias.
Na gravação que viralizou, ele mostrou o histórico de compras no celular. Felizmente, o pai conseguiu recuperar todo o dinheiro. O vídeo foi publicado em julho, mas repercutiu recentemente, alcançando mais de 2 milhões de visualizações só no Instagram.
Os internautas ficaram chocados com a quantia gasta. "Poxa, eu gasto 10 reais e acho muito", brincou um usuário. "Quem falou que filho custa caro não estava de brincadeira", divertiu-se outro. "Esse aí estava com todas as 'skins' lendárias", comentou mais um.
Em entrevista à CRESCER, Gustavo explicou que o filho joga FreeFire e Roblox desde os 7 anos, mas nunca havia acontecido algo assim antes. "Ele nunca tinha feito nenhuma compra, sempre que queria comprar algum item nos jogos, ele me pedia para que eu fizesse a compra. Justamente por isso que acabei esquecendo o cartão cadastrado no celular dele", diz.
'Não me desesperei'
O pai conta que demorou um pouco para perceber os gastos, que começaram numa sexta-feira de madrugada. "Eu recebi todas as notificações [das compras], porém, por ter sido diversas notificações no mesmo valor de 1.099,99 reais, acreditei que seria alguma compra mensal no meu cartão e que estava sendo duplicada ou algum bug", disse. "Então, domingo à noite, comecei novamente a receber as notificações e decidi abrir o aplicativo para ver. Foi assim que descobri", lembra.
Ao ver histórico de compras, Gustavo percebeu que o filho havia gastado cerca de 38 mil reais. Apesar do susto, ele manteve a calma. "Na verdade, por saber que essas compras deveriam ser estornadas, eu não me desesperei", diz. Mas, ele teve uma conversa séria com o menino. "Eu disse que jamais ele poderia fazer isso, que ele tem que pedir permissão, e expliquei detalhadamente como funciona o cartão de crédito e as compras em jogos e aplicativos", afirma.
Saga do reembolso
Felizmente, Gustavo conseguiu recuperar todo o dinheiro, mas foi uma longa briga para isso. "Na segunda-feira após o ocorrido, fiz a solicitação [de reembolso], que demora cerca de 48 horas. Após essa análise, todas as compras feitas, exceto as do Roblox, foram reembolsadas pela Apple", diz.
Segundo o pai, as compras no Roblox representaram cerca de 30 mil. "Foi, então, que entrei em contato com a operadora do cartão e fiz a contestação de todas as compras", diz. Ele achou que tudo havia sido resolvido, mas, alguns meses depois, a Apple voltou a fazer a cobrança. "Então, abri uma solicitação com a operadora do cartão diretamente via Banco Central, que me informou que a Apple tinha acatado o pedido e feito o reembolso", finalizou.
Como evitar compras acidentais em jogos online?
Além de ensinar as crianças a não fazerem compras sem permissão, os pais também podem utilizar outras medidas para evitar que acidentes, como o caso de Gustavo, aconteçam. No Roblox, por exemplo, é possível ativar uma restrição de gastos mensais para contas de usuários menores de 13 anos. Dessa forma, os pais conseguem definir o máximo que a criança pode gastar em um mês (não há uma quantia mínima).
Também é possível ativar as notificações de gastos, assim, os pais recebem e-mails quando as compras realizadas no jogo forem extremamente altas em um determinado mês. Além disso, eles podem estabelecer um PIN parental, uma senha exigida para fazer mudanças na conta. Dessa maneira, os pequenos não conseguem desativar essas configurações sozinhos.
Notícias dos Poderes
Delator revela que General de Bolsonaro recebeu dinheiro de 'pessoal do agro'
Braga Netto esteve em MT em 2022 para eventos no Nortão
14 de Dezembro de 2024 as 13h54Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03