Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 13 de Dezembro de 2024

Menu

12 milhões de toneladas

Em NY, Helder Barbalho anuncia venda bilionária de crédito de carbono no Pará

Governador do Pará participa da Semana do Clima de NY para concretizar a venda de doze milhões de toneladas de crédito de carbono, a 15 dólares cada, equivalente a R$ 1 bilhão

Geral | 25 de Setembro de 2024 as 10h 10min
Fonte: Redação G1

Foto: Divulgação

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que nesta terça-feira (24) será concretizada a venda de doze milhões de toneladas de crédito de carbono, a 15 dólares cada, equivalente a R$ 1 bilhão em uma única venda no Pará.

O anúncio ocorre durante a participação na Casa Amazônia NY, na Semana do Clima de Nova York. Barbalho também anunciou que, até 2026, o estado terá 100% de rastreabilidade individual nas cadeias de proteína bovina e bubalina.

A Casa Amazônia é um evento que busca valorizar as características do modelo sustentável de manejo do território e de produtos, de maneira a ressaltar a riqueza cultural da Amazônia.

O governador aproveitou a participação para falar de políticas ambientais e investimentos em novos mercados no Pará.

Helder Barbalho disse que a venda atrela recursos a uma estratégia de distribuição, com parte deles destinadas à sociedade, incluindo povos indígenas, quilombolas e extrativistas e integrantes da agricultura familiar.

A parte que caberá ao Pará será obrigatoriamente vinculada à continuidade da política de redução de emissões de gases de efeito estufa.

“Essa é uma agenda extraordinária, é a maior venda de créditos de carbono da história. Temos o sonho de fazer com que a floresta viva possa valer do que a floresta morta precisa virar a chave e se transformar em realidade efetiva no momento em que a floresta ganhe valor”, ressaltou Barbalho.

Uma das idealizadoras da Casa Amazônia, Ana Cláudia Cunha, mestre em administração pública com enfoque em desenvolvimento econômico pela Columbia University/SIPA, a segunda edição firma o evento como um dos grandes na Semana do Clima de Nova York.

“O legado é, sobretudo, firmar um espaço plural de discussões desafiadoras e trazer diferentes perspectivas e atores relevantes para discutir a Pan-Amazônia”, disse.