Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 14 de Dezembro de 2024

Menu

OAB Sinop

Eleições para OAB Sinop terá candidatura de Oposição inédita

Geral | 20 de Setembro de 2024 as 10h 35min
Fonte: Da Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Sinop (OAB Sinop) está prestes a vivenciar um momento histórico com o anúncio de uma pré-candidatura inédita para a gestão 2025-2028. 

Um movimento de advogados e professores, buscou o advogado Odalgir Sgarbi Junior para liderar esse movimento, junto com o Dr. Luiz Fernando Bressan Aranda. Este movimento clama por uma instituição forte e respeitada, por isso entendem que há necessidade de mudança e renovação.

Odalgir Sgarbi Junior é advogado especialista em direito imobiliário, mestre e doutorando em direito, ex presidente do Conselho Municipal de Habitação de Sinop, tendo sido um dos propulsores da campanha “#forafelipesantacruz”, ex presidente da OAB Federal conhecido por utilizar-se indevidamente de seu cargo para objetivos políticos pessoais.

Luiz Fernando Bressan Aranda é experiente advogado civilista e atual vice-presidente da Unesin e membro efetivo da Comissão Estadual da BR 163 da OAB-MT.

Entre as ideias que uniram este movimento, destaca-se a criação de um Conselho Consultivo Permanente, composto por ex-presidentes da subseção. Esta iniciativa visa aproveitar a experiência acumulada para orientar estrategicamente as ações da OAB Sinop que demandam grande impacto.

Outro ponto de destaque é a transformação do projeto OAB Solidária em uma comissão permanente, visando promover o acesso à justiça para a população carente e, ao mesmo tempo, oferecer prática jurídica para estagiários das instituições de ensino locais.

A chapa também propõe uma série de ações para fortalecer a advocacia, incluindo a luta pela criação de novas varas judiciais, a implementação de um atendimento presencial dos advogados pelos juízes da comarca sem hora marcada, e o aprimoramento dos mecanismos de defesa das prerrogativas dos advogados.

"Queremos despolitizar e resgatar o prestígio da OAB e o valor do advogado na sociedade e na administração da justiça, fazendo com que o advogado volte a ser respeitado e que a OAB sirva à todos os advogados da Subseção", afirma Sgarbi, destacando um dos principais objetivos do movimento.

Questionado sobre qual pré-candidatura à Seccional da OAB estará vinculado, Sgarbi respondeu que: “É inadmissível que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continue refém das arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal. Não podemos mais nos sujeitar ao constrangimento de justificar o silêncio da OAB diante da crescente judicialização que beira o autoritarismo. 

O movimento também recebeu o apoio de valorosos advogados, como Dr. Claudio Alves Pereira, que hipotecou o apoio ao movimento afirmando que “Sgarbi é um profissional que nao transigira com prerrogativas de advogados e certamente nao se alinhará a posicionamentos arbitrários da Corte Suprema”.

Com metas ambiciosas, de abrir à portas da Subseção à todos os advogados, espera dobrar a participação dos advogados em eventos de atualização profissional e reduzir pela metade o tempo de resposta às denúncias de violação de prerrogativas, o movimento buscará uma gestão focada em resultados mensuráveis.

A eleição para a nova diretoria da OAB Sinop está prevista para ocorrer na segunda quinzena de novembro, e o novo movimento  já está gerando grande expectativa na comunidade jurídica local. Se eleita, a nova gestão assumirá em janeiro de 2025, com o desafio de implementar este audacioso projeto e consolidar Sinop como um polo de excelência na advocacia brasileira.