OAB Sinop
Eleições para OAB Sinop terá candidatura de Oposição inédita
Geral | 20 de Setembro de 2024 as 10h 35min
Fonte: Da Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Sinop (OAB Sinop) está prestes a vivenciar um momento histórico com o anúncio de uma pré-candidatura inédita para a gestão 2025-2028.
Um movimento de advogados e professores, buscou o advogado Odalgir Sgarbi Junior para liderar esse movimento, junto com o Dr. Luiz Fernando Bressan Aranda. Este movimento clama por uma instituição forte e respeitada, por isso entendem que há necessidade de mudança e renovação.
Odalgir Sgarbi Junior é advogado especialista em direito imobiliário, mestre e doutorando em direito, ex presidente do Conselho Municipal de Habitação de Sinop, tendo sido um dos propulsores da campanha “#forafelipesantacruz”, ex presidente da OAB Federal conhecido por utilizar-se indevidamente de seu cargo para objetivos políticos pessoais.
Luiz Fernando Bressan Aranda é experiente advogado civilista e atual vice-presidente da Unesin e membro efetivo da Comissão Estadual da BR 163 da OAB-MT.
Entre as ideias que uniram este movimento, destaca-se a criação de um Conselho Consultivo Permanente, composto por ex-presidentes da subseção. Esta iniciativa visa aproveitar a experiência acumulada para orientar estrategicamente as ações da OAB Sinop que demandam grande impacto.
Outro ponto de destaque é a transformação do projeto OAB Solidária em uma comissão permanente, visando promover o acesso à justiça para a população carente e, ao mesmo tempo, oferecer prática jurídica para estagiários das instituições de ensino locais.
A chapa também propõe uma série de ações para fortalecer a advocacia, incluindo a luta pela criação de novas varas judiciais, a implementação de um atendimento presencial dos advogados pelos juízes da comarca sem hora marcada, e o aprimoramento dos mecanismos de defesa das prerrogativas dos advogados.
"Queremos despolitizar e resgatar o prestígio da OAB e o valor do advogado na sociedade e na administração da justiça, fazendo com que o advogado volte a ser respeitado e que a OAB sirva à todos os advogados da Subseção", afirma Sgarbi, destacando um dos principais objetivos do movimento.
Questionado sobre qual pré-candidatura à Seccional da OAB estará vinculado, Sgarbi respondeu que: “É inadmissível que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continue refém das arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal. Não podemos mais nos sujeitar ao constrangimento de justificar o silêncio da OAB diante da crescente judicialização que beira o autoritarismo.
O movimento também recebeu o apoio de valorosos advogados, como Dr. Claudio Alves Pereira, que hipotecou o apoio ao movimento afirmando que “Sgarbi é um profissional que nao transigira com prerrogativas de advogados e certamente nao se alinhará a posicionamentos arbitrários da Corte Suprema”.
Com metas ambiciosas, de abrir à portas da Subseção à todos os advogados, espera dobrar a participação dos advogados em eventos de atualização profissional e reduzir pela metade o tempo de resposta às denúncias de violação de prerrogativas, o movimento buscará uma gestão focada em resultados mensuráveis.
A eleição para a nova diretoria da OAB Sinop está prevista para ocorrer na segunda quinzena de novembro, e o novo movimento já está gerando grande expectativa na comunidade jurídica local. Se eleita, a nova gestão assumirá em janeiro de 2025, com o desafio de implementar este audacioso projeto e consolidar Sinop como um polo de excelência na advocacia brasileira.
Notícias dos Poderes
Motociclista evita suicídio de desorientado em trincheira de MT
Homem estava "pendurado" em mureta
17 de Novembro de 2025 as 05h52Maior obra ferroviária do país vai ligar MT ao porto de Santos
Com custo de até R$ 15 bi, serão 743 quilômetros de trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde
16 de Novembro de 2025 as 19h55Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil
Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos
16 de Novembro de 2025 as 19h29Justiça Federal reconhece prescrição de pena contra servidores que desviaram R$ 1,3 milhão do IBGE em MT
Grupo agia por meio do uso de cartões de pagamento do governo federal, entre 2010 e 2013
16 de Novembro de 2025 as 19h18Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
16 de Novembro de 2025 as 15h37Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34