Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Cultura e cidadania

Documentário conta a história de Mato Grosso

Geral | 12 de Fevereiro de 2016 as 10h 19min
Fonte: GECOM Senar-MT

| Foto: Assessoria

O documentário Chegança - 40 anos de migração em Mato Grosso mostra os principais momentos do movimento migratório que aconteceu entre os anos de 1970 a 2010 em Mato Grosso. Dinâmico e muito objetivo, o filme conta diversos aspectos de mais ou menos 40 anos de história.

Além da produção cuidadosa, os depoimentos revelam a emoção das primeiras famílias que povoaram o Estado. As imagens divulgam a construção de um Mato Grosso promissor e, que além de fazer parte da lista dos maiores produtores de grãos do mundo, também detém vários outros títulos que o torna uma terra pujante e ainda em pleno desenvolvimento econômico.

Patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que além da qualificação do homem do campo também investe e leva cultura aos recantos mais distantes da Capital, o documentário mostra o desenvolvimento humano das afinidades e contrastes no encontro de nativos e migrantes que deram origem a novos povoados.

O documentário retrata ainda a construção socioeconômica de Mato Grosso antes dos movimentos migratórios e as mudanças oriundas deles. Os depoimentos revelam ainda a relação do povo mato-grossense com os "chegantes", a luta para a construção de novos povoados, os governos de Mato Grosso neste período, a primeira eleição de um migrante como governador do Estado e a formação de um novo povo mato-grossense.

Para quem quer o documentário acesse o link  - https://www.youtube.com/user/MtSenar.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.