Qualidade do tempo
Desfile de 7 de Setembro é cancelado em 22 cidades de MT por seca severa e onda de calor
Outros municípios realizarão o evento antecipadamente ou somente um ato simbólico dentro das escola
Geral | 05 de Setembro de 2024 as 19h 36min
Fonte: Redação G1-MT

Os desfiles cívicos em comemoração ao dia 7 de Setembro em Cuiabá e outros 21 municípios foram cancelados por causa da má qualidade do tempo e baixa umidade do ar causadas pelas queimadas. Outros municípios realizarão o evento antecipadamente ou somente um ato simbólico dentro das escola (confira lista das cidades abaixo).
A lista dos municípios foi divulgada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nesta quinta-feira (5). O Exército Brasileiro informou que o clima seco foi o principal fator para o cancelamento do desfile na capital, que seria realizado na Avenida Getúlio Vargas.
Visando evitar riscos à saúde pelas condições climáticas, a decisão também leva em consideração o decreto de emergência ambiental, devido à baixa umidade do ar, seca severa e onda de calor no estado, segundo o Governo de Mato Grosso.
Município que cancelarão o desfile
-
Apiacás
-
Arenápolis
-
Colíder
-
Comodoro
-
Confresa
-
Cotriguaçu
-
Guarantã do Norte
-
Ipiranga do Norte
-
Itanhangá
-
Jauru
-
Juína
-
Nova Monte Verde
-
Peixoto de Azevedo
-
Reserva do Cabaçal
-
Ribeirão Cascalheira
-
Salto do Céu
-
São José dos 4 Marcos
-
São Pedro da Cipa
-
Tabaporã
-
Tesouro
-
Vila Bela da Santíssima Trindade
Realizarão o desfile normalmente
-
Acorizal
-
Jangada (desfile no dia 11 às 07h30)
-
Juscimeira - (desfile com trajeto reduzido às 17h)
-
Alto Boa Vista - (desfile às 07h)
-
Campos de Júlio - (desfile às 07h30)
-
Chapada dos Guimarães - (desfile com trajeto reduzido às 08h)
-
Itiquira - (desfile das 07h30 às 08h30)
-
Juscimeira, Lambari d´Oeste - (desfile com trajeto reduzido às 17h)
-
Nova Marilândia - (desfile às 16h30)
-
Poconé - (desfile no dia 06 de setembro)
-
São Jose do Povo - (desfile no dia 06 às 6h
-
Santo Afonso - (desfile às 07h)
-
União do Sul - (desfile no dia 15 de novembro)
Farão apenas ato simbólico
-
Aripuanã (hasteamento da bandeira)
-
Campo Novo do Parecis (ato cívico das 7h às 9h)
-
Canarana (hasteamento da bandeira)
-
Cláudia (hasteamento da bandeira nas escolas no dia 6 de setembro)
-
Gaúcha do Norte (hasteamento da bandeira)
-
Indiavaí (hasteamento da bandeira nas escolas no dia 10 de setembro)
-
Marcelândia (hasteamento da bandeira)
-
Matupá (hasteamento da bandeira nas escolas no dia 6 de setembro)
-
Planalto da Serra (hasteamento da bandeira)
-
Santa Terezinha (hasteamento da bandeira nas escolas)
Impactos da seca
Um levantamento de secas e impactos no Brasil, divulgado pelo Governo Federal na terça-feira (3), revelou que Mato Grosso tem 24 municípios na lista de cidades com condição de seca extrema, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. A projeção para setembro alerta para o agravamento da seca em diversas regiões do Brasil, com destaque para Mato Grosso, que deve expandir a condição para 73 municípios.
Mato Grosso também foi o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, com mais de 28 mil focos de incêndios, conforme dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.
🔎 De acordo com o Inpe, o número de focos de incêndio registrados no período de 1º a 30 de agosto de 2024 foi o maior índice para este mês nos últimos dez anos no estado.
Notícias dos Poderes
Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33Prefeito destaca parceria com 'Sistema S' e pujança de Sinop em inauguração do Sesi
18 de Agosto de 2025 as 09h48Operação Lei Seca registra 11 prisões por embriaguez e 49 veículos removidos em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 09h43Morre Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews
Segundo informações repassadas pela família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava, em Cuiabá
17 de Agosto de 2025 as 20h43