Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Projeto

Deputado de MT apresenta projeto para criação de creche para idosos

'Creches' deverão oferecer atividades culturais, de lazer e físicas, além de alimentação

Geral | 19 de Junho de 2019 as 08h 42min
Fonte: G1 MT

Foto: G1 MT

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto que visa a criação de espaços de acolhimento e integração para pessoas com idade superior a 60 anos.

A proposta é do deputado Silvio Fávero (PSL) e, segundo ele, o objetivo é garantir a idosos os cuidados necessários, em casos que a família precisa se ausentar para trabalhar ou estudar.

De acordo com o projeto, as 'creches' deverão oferecer atividades culturais, de lazer e físicas, além de alimentação, no período diurno e o noturno, caso necessário.

O deputado propõe ainda que os espaços tenham uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais, para atender aos frequentadores.

A proposta é que, nesses locais, sejam oferecidas atividade diárias com o objetivo de estimular a capacidade física e intelectual dos idosos para uma vida ativa e plena.

Dentre as atividades propostas estão leitura, canto, dança, culinária, trabalhos manuais com madeiras e recicláveis, jardinagem e horta, caminhadas e alongamentos, jogos individuais ou coletivos, filmes e atividade de informática.

O projeto também prevê parcerias com municípios e empresas privadas para a implantação do Programa Social Creches da Terceira Idade, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ao mesmo tempo aumentar o número de atendimentos.

De acordo com Fávero, em outros estados já existem espaços como estes e que em Mato Grosso também é possível.

 

Dados mundiais

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, o Brasil será o sexto país mais envelhecido no mundo. No ano citado, a população projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será de 219.346.505 habitantes, dos quais 30.265.658 estarão na faixa etária acima de 60 anos.

Fávero argumenta que essa estimativa requer a atenção do poder público, que deve oferecer uma rede de serviços sócio-assistenciais especializados de proteção aos idosos.