Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Departamento de Habitação convoca cadastrados para atualização de dados

A população já cadastrada pelo departamento de habitação pode consultar suas informações através do site ou telefone

Geral | 15 de Junho de 2021 as 09h 18min
Fonte: Assessoria

A prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação está convocando as pessoas cadastradas no departamento de habitação do município, que estão com seus dados desatualizados, que compareçam no departamento para confirmar e ajustar as informações. Vale ressaltar, que essa atualização é necessária para os interessados nos programas habitacionais, entre eles o Nico Baracat. A Secretaria informa aos cadastrados que ainda não existe uma lista definitiva de contemplados para os apartamentos do Nico Baracat, mas apenas a listagem de pessoas com perfil já aprovado pela Caixa Econômica Federal para as moradias.

A população já cadastrada pelo departamento de habitação pode consultar suas informações através do site ou telefone disponibilizados pela secretaria, dispostos ao fim desta matéria. Se houver alguma alteração nos dados fornecidos é necessária a atualização. Para aqueles que precisam efetuar a atualização dos dados fornecidos, visto a mudança das informações, é necessário procurar o departamento de habitação com todos os documentos e comprovantes das alterações necessárias, se dirigindo ao departamento, que fica anexo à Secretaria de Assistência Social, localizada na rua das Aroeiras, 1116, atrás do paço municipal.

O processo de seleção dos cadastrados para o residencial é feito seguindo etapas exigidas pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento e a construção do conjunto habitacional. Entre as exigências, estão:

*O interessado deverá compreender os requisitos para se enquadrar no programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

*Após o cadastro realizado no departamento de habitação, será realizada a primeira avaliação pela Caixa, através da busca ativa pelo Sistema de Tratamento de Arquivos Habitacionais da Caixa Econômica Federal (SITAH) e comprovação requerida pelo banco.

*Num segundo momento, sendo aprovado pela Caixa, o cadastrado será solicitado a retornar ao departamento de habitação, para trazer seus documentos e comprovantes para a formação de um dossiê, enviado à Caixa.

*Feita a avaliação dos dados, o Banco decide sobre a aprovação do nome para entrar na lista de aptos para o residencial.

*Ao final, com o término das obras, será feito um sorteio entre os cadastrados aprovados, para distribuição dos apartamentos.

A coordenadora de Habitação do município, Cristiane Resplandes, ressalta que já existem pessoas aptas para o sorteio, mas que ainda não há uma lista de selecionados para as moradias do Nico Baracat “Nós estamos trabalhando no cadastro e atualização dos dados para a avaliação pela Caixa Econômica Federal e assim o sorteio dos contemplados. Não existe nenhuma lista confirmada com os escolhidos para as 1.440 moradias do residencial, apenas a lista de aprovados para o sorteio”. Cristiane conclui que “Para a atualização dos dados no cadastro, é necessário que o próprio usuário venha até nós com seus documentos para a complementação do cadastro, não é permitido que seja feito por terceiros”. Pontuou ela.

No mês de maio, o prefeito Roberto Dorner esteve em tratativas com os representantes da Caixa Econômica Federal; a Concessionária de Água e Esgoto de Sinop; Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra/MT); Assistência Social, e secretários do município para a solução definitiva dos entraves da obra. Na ata de compromisso, ficou definido a continuidade dos trabalhos no local logo no 2° semestre de 2021.

Os critérios para a inscrição no residencial são:

- Renda máxima de R$1.800 (soma-se a renda bruta de todos que moram na casa, com exceção do BPC);

- Ter filho menor de idade morando junto

- Idosos;

- Mulheres ou casais de 50 a 59 anos (em situação de vulnerabilidade social);

- Deficientes;

- Doentes crônicos (com incapacidade para trabalho, com laudo médico atualizado);

- Famílias chefiadas por mulheres

- Famílias residentes em áreas de risco

Consulta de dados do cadastro habitacional de Sinop:

Acesse: https://sinop.sishabi.com.br/publicos/protocolo

Ou ligue: (66) 99989-1634