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Cuidado

Crédito ou débito? Qual a forma mais segura de pagar no Carnaval

Criminosos aproveitam a multidão de pessoas pelas ruas para roubar senhas e para trocar cartões em momentos de desatenção

Geral | 20 de Fevereiro de 2020 as 09h 13min
Fonte: R7

O carnaval aumenta o número de pessoas pelas ruas atrás de blocos ou de trios elétricos. O movimento e a bagunça característicos da data favorecem a ação de criminosos que aproveitam a distração para aplicar golpes no meio da folia.

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, as ações de criminosos envolvendo cartões de crédito no carnaval não são sofisticadas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta para o roubo da senha e a troca do cartão.

Quadrilhas aproveitam da distração da vítima para ver a senha que está sendo digitada ou para fazer a sequência númerica ser incluída no campo destinado ao valor da compra. Em seguida, o cartão usado na transação é substituído por um outro qualquer e devolvido à pessoa.

“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de prevenção a fraudes da Febraban.

Para tentar escapar desse tipo de crime, Volpi orienta conferir o nome do cartão e pedir a via do cliente para saber o valor exato que foi aprovado.

Débito ou crédito?

A resposta à pergunta frequente em qualquer pagamento com um cartão pode diminuir os prejuízos financeiros em caso de um golpe. 

Os cartões de crédito costumam ser mais fraudados por terem um limite maior do que o saldo na conta, porém, as chances são maiores de conseguir recuperar a quantia perdida. 

"O sistema do cartão de crédito pode avaliar se o pagamento realizado está dentro do perfil de compra e identificar um desvio de comportamento, que pode indicar um golpe. No caso do débito, isso é mais difícil porque o dinheiro sai da conta imediatamente", diz Rafael Santana, diretor de desenvolvimento de sistemas da Cielo.

Segundo Rafael, o sistema de segurança pode identificar tanto um volume muito grande de compras, mas dentro do padrão de consumo, quanto uma compra em um valor muito alto fora do valor médio gasto pelo cliente. 

A orientação da Febraban é ativar os avisos por SMS ou por e-mail de cada transação realizada com o cartão. Isso ajuda a identificar com rapidez uma transação fraudulenta.

Pagamento por aproximação

O uso do pagamento por aproximação ainda não é tão popular e gera uma certa desconfiança, mas pode ser uma alternativa segura para fazer transações no carnaval.

"O pagamento por aproximação é uma transação muito segura, assim como no uso de um cartão com chip com aprovação por senha", diz o diretor da Cielo.

Rafael ressalta que o uso de formas de pagamento por aproximação por celular, cartões e até por smartwatch garantem que o usuário não perca o contato físico e visual do dispositivo de pagamento, isso porque transações de até R$ 50 não exigem a senha apenas a aproximação do dispositivo com a maquininha.

"Todas as formas de pagamento digital são seguras, mas é importante ficar atento para não cair em golpes. Se o cartão não passar de primeira e o vendedor insistir para passar outras vezes, mesmo colocando a senha correta, desconfie que algo está errado", orienta o especialista.

Cuidado com o roubo de celular

Os celulares também são alvos de criminosos durante o Carnaval e muitas pessoas se preocupam em ligar apenas para a operadora e para o seguro, mas esquecem de avisar o banco. 

Outras usam o aplicativo do banco no celular e podem deixar senhas salvas no aparelho para facilitar o acesso. O conforto, porém, pode significar prejuízos financeiros se o criminoso encontrar senhas e logins no aparelho.

“É importante que a pessoa entre em contato com o banco para comunicar o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira bloqueará a conta e impedirá que os bandidos realizem qualquer operação”, explica o diretor da Febraban.

Em caso de roubo, perda ou extravio do cartão, ligue para a Central de Atendimento do banco e solicite o cancelamento. Em caso de roubo, também é ncessário fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia.