Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Convocações

CPI da Copa convoca Silval Barbosa, José Riva e Maurício Guimarães

Geral | 04 de Fevereiro de 2016 as 09h 54min
Fonte: Assessoria

| Foto: Assessoria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa retomou as sessões ordinárias nesta quarta-feira (3) e aprovou requisição de documentos e convocação de novas testemunhas, entre elas, o ex-governador do Estado, Silval Barbosa, o ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado estadual José Riva e o ex-secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães. A data para os depoimentos ainda não foi agendada.

Além dos mesmos, foi aprovada a reconvocação de Rowles Magalhães Pereira da Silva, cuja oitiva ficou agendada para o dia 16 de fevereiro às 9h no auditório Milton Figueiredo na Casa de Leis, não descartada a condução coercitiva, em caso de não comparecimento.

O presidente da CPI, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) destacou a sugestão do membro, deputado estadual Wagner Ramos (PR) para que a equipe técnica apresente um cronograma com a prioridade dos depoimentos a serem colhidos, tendo em vista o número de convocados e o prazo para conclusão dos trabalhos.

 

Convocações

Outros nomes foram convocados como o então Superintendente de Licitação Eduardo Tomiolwashita, responsável pelo processo administrativo de licitação na concorrência pública para a Arena Pantanal.

Ivan Moreira de Almeida à época dos fatos, Membro da Comissão de Licitação e Analista de Desenvolvimento Econômico e Social da SECOPA. O então coordenador de tecnologia da Informação da Agecopa, Luciano Luiz Bigatão também foi convocado.

O diretor de gestão e Tecnologia e Informação do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso, à época dos fatos, Hildeberto Forte Daltro Filho também foi convocado. Bem como, a gerente de aquisições da Agecopa/SEcopa, Ryta de Cassia Pereira Duarte.

O então assessor jurídico da Agecopa, Waldemar Gomes de Oliveira Filho também foi convocado para prestar depoimento à CPI, assim como os engenheiros civis, Edno Martimiano de Carvalho e Gamaliel Cruz Soares, que atuaram na Secopa. Marcos de Deus Griggi foi convocado por ter sido Coordenador de Orçamentos da extinta Secopa.

O representante do Consórcio VLT, Evaldo da Silva Silvestre também foi convocado. Marco Aurelio, diretor de estudos e projetos da Ferconsult também prestará depoimento à CPI. Claudio Marques de Souza, à época dos fatos, responsável pelo Consórcio Santa Barbara/Mendes Junior. Eugênio Pabst Vieira da Cunha, engenheiro civil projetista da Empresa Interact. Gilson Ferrucio Pinesso responsável pela AMPA para informar sobre projetos doados. Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja que também deve apresentar informações sobre as doações de projetos.

Também foi aprovada convocação de Nívio BrazilCuogheMelhorança, à época dos fatos investigados, proprietário e responsável técnico da Exímia. João Paulo Curvo Borges foi convocado novamente por ter sido coordenador de obras e fiscal do contrato com o Consórcio Santa Barbara/Mendes Junior, bem como Marcelo de Oliveira e Silva, ex-assessor técnico da Agecopa.

Em tempo, registra-se que a escolha do nome apresentado teve como critério o envolvimento direto do convocado com as obras da Copa do Mundo, não se restringindo as perguntas às responsabilidades até aqui identificadas, podendo ser perguntado sobre qualquer fato objeto desta CPI ou conexo.