Edificação segura
Corpo de Bombeiros lança campanha de orientação e fiscalização sobre normas de segurança contra incêndio
Objetivo da campanha é que as edificações cumpram as normas de segurança contra incêndio e pânico
Geral | 30 de Julho de 2024 as 09h 59min
Fonte: Assessoria - CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou a campanha "Edificação Segura", com o objetivo de incentivar empresas, comércios e instituições a regularizarem suas edificações de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico. A intenção é orientar os responsáveis pelas edificações de pequeno e médio portes sobre a obtenção do Certificado de Segurança, que pode ser solicitado online pelo site do CBMMT.
A campanha oferece uma abordagem simplificada para edificações com menos de 750m² que não realizem atividades de risco. Essas edificações podem obter o certificado por meio de um processo 100% online, sem a necessidade de projeto de engenharia ou vistoria prévia, com baixo custo na taxa de segurança. O certificado emitido é válido por um ano.
Durante a campanha, bombeiros militares visitarão locais com grande fluxo de empresas, para fornecer orientações sobre as medidas de segurança necessárias, como saídas, sinalização, iluminação de emergência e extintores.
Além disso, estão sendo afixados adesivos que possuem um QR Code que dá acesso a uma cartilha digital, a fim de proporcionar essas orientações de forma totalmente digital, por meio de uma ação sustentável. Os adesivos estão fixados em locais públicos e privados com grande fluxo de pessoas.
O tenente-coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, diretor-adjunto da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), destaca a importância da campanha para desmistificar o processo de obtenção do certificado, tornando-o mais acessível e menos complexo do que muitos imaginam.
A expectativa é que prefeituras e Câmaras de Dirigentes Lojistas se juntem à campanha para ampliar seu alcance e efetividade.
“Ao esclarecer as etapas e requisitos, a campanha Edificação Segura ajuda a facilitar a compreensão sobre a importância de uma edificação que segue as normas de segurança e incentiva mais pessoas a buscarem o certificado", pontua o tenente-coronel.
A campanha Edificação Segura prevê ainda a emissão de notificações digitais com um alerta às empresas sobre os prazos de validade dos alvarás e a necessidade de renovação.
“A DSCIP vai monitorar, de forma sistemática, os alvarás vigentes e vencidos e, consequentemente, vai emitir as notificações digitais através de e-mail e WhatsApp. Já as empresas consideradas de alto risco serão fiscalizadas de forma presencial”, concluiu.
O alerta emitido não apresentará nenhum tipo de boleto de cobrança ou pedido de pagamento de qualquer natureza. Para mais informações, estão disponíveis os contatos de telefone (65) 9.8164-0364, ou e-mail sstbm@cbm.mt.gov.br.
Confira a cartilha pelo QRCode abaixo.
Notícias dos Poderes
Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03