Sinop
Conheça a instituição que ajuda mulheres a largarem as drogas
Entidade oferece tratamento para mulheres carentes com dependência química
Geral | 27 de Setembro de 2018 as 16h 07min
Fonte: Geovanna Klaus

Mulheres dependentes de drogas são discriminadas, tanto pelo mercado de trabalho como no convívio social e familiar. Muitas delas procuram ajuda para mudar de vida. Em Sinop existe o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (CARTAS). Criado em 2015, o centro tem o objetivo de ressocializar mulheres carentes, moradoras de rua e usuária de substâncias lícitas ou ilícitas. Essa entidade fica localizada em uma chácara, na Comunidade Vitória.
Nessa exclusão das mulheres na sociedade, elas tornam-se muitas vezes, incapazes de suprir seus deveres básicos como, alimentação, moradia e saúde. Elas precisam de um tratamento adequado para poder voltar a ter o mínimo de dignidade humana.
Quem idealizou o lar foi um ex-usuário de drogas. Thiago Augusto Nogueira fundou o Cartas e hoje administra a instituição. Thiago percebeu por experiência própria que as pessoas nesse momento da vida precisam de ajuda.
No Centro, somente mulheres podem passar pelo tratamento. Atualmente são 11 que recebem auxílio. A idade delas varia de 21 à 54 anos. Todas recebem regras de convivência, na qual existe uma escala com os deveres de cada uma.
Elas participam de atividades como artesanatos, crochê, pintura em tecido, yoga, pilates, horta, e manutenção higiênica da casa em que residem.
Thiago diz que recebe doações de muitas empresas de Sinop, e também da prefeitura, mas que muitas vezes não é suficiente para manter a instituição.
O tratamento tem uma programação com 12 passos. São três meses de desintoxicação, depois vem a conscientização, e mais três meses de ressocialização. Cada etapa tem avaliação de especialistas. “Com seis meses a mulher vai para casa, e volta depois de alguns dias trazendo as dificuldades que encontrou no convívio social, e assim ajudamos no que cada uma precisa melhorar”, explica Thiago.
O GC notícias conversou com uma das mulheres atendidas pelo Cartas. Ela tem 27 anos e só percebeu que precisava de ajuda depois de cair no chão duas vezes, com princípio de overdose. “Debatia-me, estava torcendo meu corpo no chão e quase engolia a língua”, ela relembra.
A mulher começou usar drogas aos 16 anos e passou 11 anos sendo dependente. Ela conta que se alcoolizava e roubava para manter o vício. Após seis meses de tratamento, passou alguns dias em casa, onde ficou ansiosa para voltar. “Antes de eu sair eu tinha medo de voltar usar, mas vi que lá fora é o melhor lugar para praticar o que a gente aprende aqui dentro”, conta a dependente química em tratamento.
Depois que terminar os 12 passos do tratamento, ela diz que quer voltar estudar, se formar e construir uma família.
O Cartas é uma entidade de cunho filantrópico, genuinamente sinopense, mantida com doações da sociedade, sem vínculo com nenhuma instituição religiosa. Para conhecer e apoiar o trabalho do Cartas basta entrar em contato através do telefone: (66) 99633-5523.
Notícias dos Poderes
Secretário de Saúde de Sorriso faz balanço dos seis primeiros meses de gestão e projeta avanços estruturais na rede pública
17 de Julho de 2025 as 15h42PF: provas mostram que magistrados de MT receberam propina
Investigação identificou que empresa de advogado transferiu R$ 5 mi para enteada de magistrado
17 de Julho de 2025 as 15h39Menina esfaqueada pelo pai recebe alta médica após 24 dias
17 de Julho de 2025 as 15h25Colisão entre duas carretas e carro deixa um morto na BR-163 entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde
17 de Julho de 2025 as 15h14Nova frente fria chega em MT neste sábado
17 de Julho de 2025 as 15h10TCE cita Lei estadual e defende reabertura do Morro de Santo Antônio para visitação pública
17 de Julho de 2025 as 15h02PF apura ligação de ministros do STJ com empresário de MT
17 de Julho de 2025 as 10h43Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
A Coca-Cola disse que 'agradece o entusiasmo do presidente Trump', sem confirmar que planeja fazer o ajuste
17 de Julho de 2025 as 10h36