Apuração
Colíder: SES abre sindicância para apurar mortes de 3 recém-nascidos no mesmo hospital
Geral | 24 de Julho de 2024 as 09h 29min
Fonte: Gazeta Digital
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, determinou a instauração de uma sindicância para apurar a morte de 3 bebês nascidos em estado grave, no dia 16 de julho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder (650 km a norte de Cuiabá). A decisão foi publicada nessa segunda-feira (22), no Diário Oficial do Estado.
Conforme portaria, a comissão busca investigar os fatos noticiados e assegurar que todos os protocolos e procedimentos adequados foram seguidos.
“A investigação buscará esclarecer todos os fatos narrados e aspectos pertinentes aos cuidados médicos e protocolos adotados nos atendimentos prestados aos três pacientes neonatais mencionados na notícia de fato veiculada no dia 16 de julho de 2024”, consta no documento.
Participarão da sindicância o auditor geral Roziney Rodrigues Peixoto, a médica auditora Ranuce Ribeiro Aziz Ydy, dois médicos infectologistas, Ana Maria Gonçalves e Rodolf Nunes da Silva, e a enfermeira Inês de Souza Leite Sukert.
“A Comissão de Sindicância exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário a elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração”, pontua.
Previsão é de que a sindicância será concluída no prazo de 30 dias, a contar da data da portaria inaugural e as investigações serão realizadas in loco.
O caso
No dia 16 de junho, 3 bebês, que nasceram com poucos dias de diferença, não resistiram e morreram em um curto intervalo de tempo dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá).
A primeira que nasceu foi uma menina, no dia 10 de julho, a família mora em Novo Mundo. Ela só tinha 6 dias de vida quando morreu. Depois, no dia 13, nasceu um menino, a família é de Alta Floresta. Por fim, no dia 14, nasceu outro menino, também de Novo Mundo.
Os bebês nasceram no Hospital Regional de Alta Floresta e precisaram ser transferidos para a UTI neonatal em Colíder. Os pais relataram que o quadro clínico dos filhos era estável e que, no transporte, tudo ocorreu bem.
Porém, não resistiram e morreram com pouco tempo de diferença dentro da unidade médica. Foi informado ainda que “não foi dada nenhuma explicação plausível com relação ao fato”.
Notícias dos Poderes
Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03