Decisão
CNJ abre investigação contra juiz que atribuiu erro a Alexandre de Moraes
Geral | 08 de Agosto de 2024 as 22h 06min
Fonte: UOL
O corregedor nacional de justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abriu uma reclamação disciplinar para investigar a conduta do juiz José Jácomo Gimenes, da 1ª Vara Federal de Maringá, no Paraná, que apontou suposto "erro de procedimento" em uma decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O magistrado condenou a União ao pagamento de indenização no valor de R$ 20 mil, a título de danos morais, ao ex-deputado estadual Homero Marchese, que teve suas contas excluídas de redes sociais em dezembro de 2022 por determinação de Moraes no inquérito das fake news. O desbloqueio foi feito seis meses depois pela Justiça Federal.
"Parece a este Juízo que houve erro de procedimento", escreveu o juiz de Maringá. Segundo ele, houve "excessiva demora no encaminhamento do caso ao juízo competente" por parte do STF.
Em junho, Moraes cassou a decisão de Gimenes. Segundo o ministro, a decisão do magistrado "desafia, não só a competência deste Tribunal, como também o modo de condução de processo que tramita na Corte". Ainda segundo Moraes, a situação "acarreta, inclusive, inequívoco prejuízo às investigações em curso".
Moraes enviou o caso para Salomão, que determinou a abertura da reclamação disciplinar contra o juiz, que terá 15 dias para se defender. A partir das explicações, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidirá se abre ou não procedimento administrativo disciplinar contra o magistrado.
O corregedor apontou possíveis infrações disciplinares, por violação à Lei Orgânica da Magistratura Nacional e ao Código de Ética da Magistratura.
Segundo Salomão, há "presença de indícios sinalizando o cometimento de irregularidades por parte do magistrado requerido que, aparentemente, usurpou competência do STF para processar e julgar ação judicial, além de proferir decisão com potencial capacidade para interferir na condução dos autos do Inquérito 4.781/DF, que tramita naquela Corte Suprema".
Ainda segundo o ministro do CNJ, "aparentemente, o magistrado reclamado colocou tanto a decisão do STF quanto o procedimento adotado na Suprema Corte sob seu escrutínio, o que, por si só, soa bastante heterodoxo, conquanto se trate de decisão judicial".
Em julho, Gimenes disse ao CNJ que "não houve qualquer intenção de desafiar ou descumprir decisão do STF, tendo julgado o conflito nos limites em que apresentado". Acrescentou que se atentou apenas à decisão de bloqueio das contas, "tendo entendido que houve demora indenizável na efetivação do desbloqueio do instagramda parte autora".
Notícias dos Poderes
Delator revela que General de Bolsonaro recebeu dinheiro de 'pessoal do agro'
Braga Netto esteve em MT em 2022 para eventos no Nortão
14 de Dezembro de 2024 as 13h54Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03